Baú migalheiro

Há 140 anos, em 18 de abril de 1882, nasceu o escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Por ser um dos primeiros autores de literatura infantil do país, a data de seu aniversário foi escolhida para celebrar o dia da literatura infantil nacional. O Dia Nacional do Livro Infantil foi criado pela lei 10.402/02. As obras infantis mais conhecidas de Monteiro Lobato são: "O picapau Amarelo", "Jeca Tatu", "Geografia de Dona Benta" e "O saci".
Baú migalheiro

Há 165 anos, em 14 de abril de 1857, nasceu o jornalista, romancista, diplomata e caricaturista Aluísio Azevedo. De São Luís/MA, dedicou-se à literatura e abordou temas críticos em suas obras, como preconceitos e tabus sociais. Defendia a abolição da escravatura, mesmo vivendo em uma época repleta de discriminação e pensamentos extremistas. Em 1881, lançou o romance "O mulato", que causou polêmica entre a sociedade maranhense. Existem outros livros do autor que também seguem a mesma linha, como é o exemplo de "Casa de pensão" e "O cortiço". Para brindar a fecunda produção intelectual deste autor, a Editora Migalhas lançou, em 2011, a obra "Migalhas de Aluísio Azevedo", uma seleção minuciosa de 665 frases, pensamentos e aforismos compilados a partir da obra completa do romancista.
Baú migalheiro

Há 296 anos, em 13 de abril de 1726, foi fundada a cidade de Fortaleza, capital do Ceará, ao redor do rio Pajeú. Na época, o objetivo de ocupar o local era para defender a região contra estrangeiros e facilitar o contato com o norte do Brasil. Durante o período colonial, o domínio português no Ceará foi interrompido em dois momentos pelos holandeses: em 1637, quando conquistaram o forte de São Sebastião, e em 1649, com a construção do Forte de Schoonemborch. A cidade possui em torno de 2,5 milhões de habitantes, sendo a capital brasileira mais próxima da Europa, a 5.608 km de Lisboa, em Portugal.