Baú migalheiro

Há 236 anos, em 15 de fevereiro de 1786, o astrônomo William Herschel descobriu a primeira nebulosa planetária cujo espectro foi estudado. Chamada de "Olho de gato" ou "NGC 6543", o objeto celeste chamou a atenção de Herschel com sua forma redonda e seu centro brilhante. Nebulosas são um fenômeno importante para a astronomia por desempenharem uma função essencial na evolução química das galáxias. Conhecida por suas imagens de alta resolução através do Telescópio Espacial Hubble, a NGC 6543 foi observada a 3000 anos-luz da Terra.
Baú migalheiro

Há 19 anos, em 14 de setembro de 2003, morreu a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado com êxito a partir de uma célula somática adulta. Apesar de ter sido cobaia para o experimento, o animal teve uma vida normal durante seis anos e gerou dois filhotes. Os biólogos responsáveis por apresentarem Dolly ao mundo foram Keith Campbell e Ian Wilmut, com parceria de outros colegas pesquisadores. Em 2002, a ovelha foi diagnosticada com um tipo de artrite degenerativa. Foi eutanasiada na Escócia, local onde foi criada. Segundo alguns cientistas, a doença era um sinal de envelhecimento precoce.
Baú migalheiro

Há 32 anos, em 11 de fevereiro de 1990, o líder sul-africano Nelson Mandela era libertado da prisão. Preso em 1962, após sair da África do Sul sem passaporte, também foi condenado à prisão perpétua por ser acusado de sabotagem e traição contra o Estado. Mandela se formou em Direito no ano de 1942, pela Universidade de Pretória. Participou do Congresso Nacional Africano com o objetivo de reivindicar os direitos e a igualdade da população negra que sofreu com a opressão e a segregação racial implantada por brancos na África do Sul. Aos 71 anos, Nelson Mandela deixou a prisão Victor Verster, a 60 quilômetros da Cidade do Cabo. Ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 1993 e foi o primeiro presidente negro a ser eleito na história de seu país. Faleceu aos 95 anos.
Baú migalheiro

Em 10 de fevereiro de 1994, há 28 anos, foi criada a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o intuito de promover as atividades espaciais no Brasil. Desenvolvida pelo governo brasileiro, é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Em 1961, o ex-presidente Jânio Quadros já havia criado o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE) para trabalhar no desenvolvimento dessa área. O foguete Nike Apache, da NASA, foi lançado no país em 15 de dezembro de 1965, sendo o primeiro lançamento ocorrido no Brasil. A AEB conta com a participação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), instituições que dão suporte a todas atividades em torno do ramo espacial.