Baú migalheiro

Há 77 anos, em 3 de abril de 1948, o presidente dos EUA, Harry S. Truman, assinou a lei que instituiu o Plano Marshall, liberando US$ 5 bilhões em ajuda para 16 países europeus devastados pela Segunda Guerra. A iniciativa visava promover a recuperação econômica da Europa Ocidental e conter o avanço do comunismo no contexto da Guerra Fria.
Baú migalheiro

Há 61 anos, em 2 de abril de 1964, o Congresso Nacional declarou vaga a Presidência da República, mesmo com o presidente João Goulart ainda em território brasileiro. Em seu lugar, foi empossado o presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli, formalizando o golpe militar que instauraria uma ditadura de 21 anos no Brasil.
Baú migalheiro

Há 217 anos, em 1º de abril de 1808, no Rio de Janeiro, o príncipe regente D. João (futuro D. João VI) revogou o Alvará de 1785, que proibia fábricas e manufaturas no Brasil. A medida marcou um passo importante na liberdade econômica da colônia, ao permitir o desenvolvimento da indústria nacional, especialmente de tecidos e metais, após a abertura dos portos.
Baú migalheiro

Há 133 anos, em 31 de março de 1892, treze generais do Exército assinaram um manifesto contestando a legitimidade do governo de Floriano Peixoto e criticando sua repressão às rebeliões estaduais. O documento exigia a convocação de novas eleições presidenciais, conforme previsto pela Constituição após a renúncia de Deodoro da Fonseca.


