MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF - Ministro Joaquim Barbosa rejeita HC contra afastamento de presidente do TJ/TO

STF - Ministro Joaquim Barbosa rejeita HC contra afastamento de presidente do TJ/TO

O ministro Joaquim Barbosa, do STF, arquivou o HC 106809 impetrado pela Associação de Magistrados do Brasil - AMB contra decisão do STJ que determinou o afastamento da desembargadora Willamara Leila de Almeida, presidente do TJ-TO, e a proibiu de entrar nos prédios, fóruns e outras dependências do Judiciário no Estado. O ministro considerou o pedido "manifestamente incabível".

Da Redação

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Atualizado às 09:32


Proibição

STF - Ministro Joaquim Barbosa rejeita HC contra afastamento de presidente do TJ/TO

O ministro Joaquim Barbosa, do STF, arquivou o HC impetrado pela Associação de Magistrados do Brasil - AMB contra decisão do STJ que determinou o afastamento da desembargadora Willamara Leila de Almeida, presidente do TJ/TO, e a proibiu de entrar nos prédios, fóruns e outras dependências do Judiciário no Estado. O ministro considerou o pedido "manifestamente incabível".

A principal alegação da AMB era a de que o afastamento, decidido antes do recebimento da denúncia contra a desembargadora, baseou-se em juízo de culpa, e cercearia seu direito de ir e vir "nas dependências do Tribunal de Justiça". A desembargadora é alvo de inquérito que examina suspeitas de corrupção ativa e passiva e de formação de quadrilha envolvendo membros do Poder Judiciário na liberação de precatórios.

Joaquim Barbosa afirma que o HC, conforme previsão constitucional e processual penal, é ação que tem por objeto cerceamento ou ameaça de cerceamento da liberdade de locomoção individual. "No caso dos autos, o pedido se dirige, única e exclusivamente, contra o afastamento da desembargadora do cargo por ela ocupado", esclarece.

O pedido foi formulado no sentido de determinar o retorno da desembargadora a suas funções. O fundamento do relator é de que não há qualquer alegação de ameaça ao direito de ir e vir, "apenas a suposta violação ao livre exercício do cargo" - cabendo à defesa outros meios previstos na CF/88 (clique aqui) para essa finalidade.

___________
______

Leia mais

  • 17/12/10 - STJ afasta desembargadores do Tocantins de suas funções - clique aqui.

______
___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA