MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Solidariedade marca o encontro da história da Santa Casa com a Revolução Constitucionalista

Solidariedade marca o encontro da história da Santa Casa com a Revolução Constitucionalista

Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é a mais antiga instituição assistencial e hospitalar em funcionamento na cidade.

Da Redação

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Atualizado às 09:10


O espírito de 1932

Solidariedade marca o encontro da história da Santa Casa com a Revolução Constitucionalista

Hospital Central - Sede da Santa Casa de São Paulo

"A Santa Casa paulistana é o centro, a coluna vertebral de todo o evolver da civilização paulista de Piratininga. Todos os homens de bem, de prol, de sapiência, de sensibilidade, claro, que tinham o poder - o poder econômico conquistado pelo esforço, pelo labor, pelo trabalho, pelo estudo -, fizeram da Santa Casa o seu epicentro... Ela condensa as nossas próprias raízes... a saga paulista é a saga do homem da Santa Casa, que somos todos nós, paulistas, filhos da Santa Casa..." Duílio Crispin Farina

Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é a mais antiga instituição assistencial e hospitalar em funcionamento na cidade. Não existem registros da data exata de sua fundação, mas indícios apontam para o ano de 1560.

São Paulo era, então, uma pequena vila isolada, distante de tudo e de todos, desenvolvendo-se em torno do colégio criado pelos jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega.

Do alto de uma colina escarpada, do vale entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, São Paulo expandiu-se para tornar-se uma das mais exuberantes e significativas metrópoles do mundo, abrigando, no início do século XXI, mais de onze milhões de habitantes.

A Santa Casa acompanhou esse crescimento e vivenciou sua evolução. Um dos episódios mais marcantes que entrelaçou a história da capital paulista com a da Santa Casa de Misericórdia ocorreu durante a Revolução Constitucionalista de 1932, que completa em 2011 seu 79º ano.

Um encontro de histórias

Quando os paulistas revoltaram-se contra o governo provisório de Getúlio Vargas e lutaram por uma nova Constituição Federal, enfrentaram dificuldades ao reunir os fundos necessários para manter-se em batalha. Para arrecadar dinheiro, realizaram a campanha "Ouro para o bem de São Paulo", que consistia em convocar as pessoas a doarem o metal precioso que possuíssem: moedas, medalhas, joias...

Solidária e engajada com a causa, a população aderiu à campanha. Mas, apesar dos esforços do Exército Constitucionalista, os 87 dias de combate terminaram com a rendição paulista ao governo Vargas. Perdida a revolução, optou-se por doar os recursos que sobraram da campanha "Ouro para o bem de São Paulo" para a Santa Casa de Misericórdia. Com o dinheiro, a Irmandade construiu um edifício, nomeado "Ouro para o bem de São Paulo".

Assim, criou-se uma fonte perene de renda para a instituição, com o aluguel comercial das salas do edifício. O dinheiro procedente do ouro doado para a defesa dos ideais paulistas, hoje cura, opera, tira a dor, acalenta, dá luz e esperança...

Cabe valorizar a lembrança da gente que se uniu e doou o que tinha - há quem tenha entregado joias valiosas, cravejadas de pedras preciosas - e o que não tinha - registra-se que muitos doaram as alianças de casamento, por não possuir nada mais de valor - por uma São Paulo melhor.

Moeda Paulista - Guilherme de Almeida

Moeda Paulista, feita só de alianças,
feita do anel com que Nosso Senhor
uniu na terra duas esperanças:
feita dos elos imortais do amor!
Quanto vale essa moeda? - Vale tudo!
Seu ouro eternizava um grande ideal:
e ela traduz o sacrifício mudo
daquela eternidade de metal.

Ela, que vem na mão dos que se amaram,
Vale esse instante, que não teve fim,
em que dois sonhos juntos se ajoelharam,
quando a felicidade disse :"SIM".

Vale o que vale a união de duas vidas,
que riram e choraram a uma só voz
e, simbolicamente desunidas,
vão rolar desgraçadamente sós.

Vale a grande renúncia derradeira
das mãos que acariciaram maternais,
o menino que vai para a trincheira,
e que talvez... talvez não volte mais...

Vale mais do que o ouro maciço:
vale a glória de amar, sorrir, chorar,
lutar, morrer e vencer... Vale tudo isso
que moeda alguma poderá comprar!

Ouro para o bem da saúde de São Paulo

A solidariedade dos constitucionalistas ainda pulsa no coração da Santa Casa. Os tempos são outros para São Paulo, mas o sentimento de compaixão e desprendimento tem sempre os mesmos propósitos. Por que não fazer renascer a intenção e união constitucionalista na campanha: "Ouro para o bem da saúde de São Paulo"?

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição privada e filantrópica. Ainda que não seja estatal, atua como se fosse, pois atende à população de forma indiscriminada e boa parte de seu orçamento é de origem governamental. No entanto, como todos os locais que trabalham com assistência médica pública, a instituição necessita de parcerias e doações da iniciativa privada para sua manutenção e aperfeiçoamento.

Referência em saúde

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo possui sete hospitais na cidade, que prestam serviços de assistência e saúde para a população da capital e interior do Estado. Pela reconhecida excelência no atendimento que oferece e por ser uma das instituições hospitalares que mais presta serviços ao SUS, a instituição constitui-se em um centro de referência médica nacional e internacional. Além de oferecer atendimento, também dispõe de recursos avançados em tecnologia, pesquisa e ensino na área da saúde e formação profissional especializada.

_____________

Bibliografia

CARNEIRO, Glauco. O poder da misericórdia - a santa casa na história de são paulo. 1. ed. São Paulo : 1986. Volume I - A serviço de Deus e do Rei.

CARNEIRO, Glauco. O poder da misericórdia - a santa casa na história de são paulo. 1. ed. São Paulo : 1986. Volume II - Ascensão e Queda do Liberalismo.

CARNEIRO, Glauco. O poder da misericórdia - a santa casa na história de são paulo. 1. ed. São Paulo : Atheneu Editora, 2010. Volume III - A era contemporânea da maior instituição de benemerência do país e suas relações com a história política, médica e assistencial de São Paulo.

___________
_____

Leia mais

  • 8/7/11 - Estado e sociedade unidos pela sobrevivência das Santas Casas - clique aqui.

  • 22/6/11 - MMDC no Livro dos Heróis da Pátria traz à tona antigas discussões em torno da célebre sigla - clique aqui.

  • 9/7/10 - Disputa judicial impede melhorias e visitas ao monumento dos Heróis de 32 - clique aqui.

  • 9/7/10 - A Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e sua importância na Revolução de 1932 - clique aqui.

  • 9/7/09 - Estado de São Paulo relembra os 77 anos da Revolução Constitucionalista - clique aqui.

  • 7/7/09 - TJ/SP lembra Revolução de 32 e inaugura Espaço Cultural Paulo Bomfim - clique aqui.

  • 4/7/08 - Solenidade no TJ/SP lembra Revolução de 32 - clique aqui.
  • 23/5/07 - 23 de maio - MMDC ou MMDCA ? - clique aqui.
  • 8/7/04 - Ouro para o bem de São Paulo - clique aqui.

_______________________

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.