MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. É válido recurso apresentado na quinta-feira depois do carnaval
Prazo

É válido recurso apresentado na quinta-feira depois do carnaval

A divergência aberta pelo ministro Brito Pereira no julgamento de processo envolvendo o Banco ABN Amro Real S/A saiu vitoriosa na SDI -1 do TST, ao considerar tempestivo o recurso de revista interposto pela instituição no dia 7/2/08, um dia depois da quarta-feira de cinzas, definido como ponto facultativo pelo TRT da 3ª região.

Da Redação

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atualizado às 08:49

Prazo

É válido recurso apresentado na quinta-feira depois do carnaval

A divergência aberta pelo ministro Brito Pereira no julgamento de processo envolvendo o Banco ABN Amro Real S/A saiu vitoriosa na SDI -1 do TST, ao considerar tempestivo o recurso de revista interposto pela instituição no dia 7/2/08, um dia depois da quarta-feira de cinzas, definido como ponto facultativo pelo TRT da 3ª região. Como o Bradesco tomou ciência da decisão contra a qual pretendia recorrer no dia 29/1/08, o prazo recursal começou a contar a partir de 30/1 e terminaria no dia 6/2, quarta-feira de cinzas, mas o recurso só foi interposto na quinta-feira.

Os embargos do banco chegaram até a SDI-1 depois que a 4ª turma do Tribunal rejeitou seu agravo de instrumento por intempestividade, por não haver, no processo, qualquer certidão notificando a suspensão do prazo em 6/1/08. A resolução administrativa 97/07 do TRT, apresentada pelo banco, apenas atestava que a quarta-feira de cinzas foi declarada ponto facultativo, mas não certificava a ausência de expediente forense ou mesmo a suspensão de prazo recursal.

Para a turma, independentemente de ser ponto facultativo ou feriado, caberia ao banco comprovar inexistir expediente forense na data indicada. Caso contrário, presume-se que o funcionamento da Justiça foi normal.

No julgamento dos embargos à SDI-1, o advogado do Bradesco sustentou da tribuna que a resolução listava os feriados nacionais, entre eles o dia 6/2/08 como ponto facultativo. Por esse motivo, somente ingressou com o recurso no dia seguinte.

O juiz convocado Hugo Carlos Scheuermann, relator, votou no sentido de não conhecer dos embargos do banco. Em seguida, o ministro Brito Pereira abriu divergência, lembrando que o ponto facultativo, instituído na época do antigo DASP - Departamento Administrativo do Serviço Público, evoluiu e hoje é "um sofisma do feriado". Como a divergência do ministro foi vencedora, ele redigirá o acórdão que conheceu e deu provimento aos embargos da instituição financeira.

__________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...