MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. MPF/SP quer prosseguimento de ação penal contra Daniel Dantas
Apelação

MPF/SP quer prosseguimento de ação penal contra Daniel Dantas

Para procurador, ao arquivar processo, juiz Federal deu interpretação abrangente à decisão do STJ de anular todas as provas produzidas com a participação ou análise do Abin na Satiagraha.

Da Redação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Atualizado às 08:37

Apelação

MPF/SP quer prosseguimento de ação penal contra Daniel Dantas

O MPF/SP apelou ao TRF da 3ª região contra decisão da 6ª vara Federal Criminal Especializada em Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro que determinou o arquivamento da ação penal contra Daniel Valente Dantas e mais 13 pessoas pelos crimes de quadrilha, gestão fraudulenta, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Após o STJ anular as provas produzidas com a participação ou análise da Abin na Operação Satiagraha, em especial dois procedimentos de escuta telefônica, o juiz Federal Douglas Camarinha Gonzales determinou a remessa do processo ao arquivo, pois seria impossível aproveitar qualquer imputação penal lançada na denúncia do MPF.

O MPF apresentou um pedido de esclarecimento da decisão de Gonzales e pediu o restabelecimento de decisão anterior, que havia determinado que o MPF se manifestasse sobre provas não-contaminadas por aquelas anuladas pelo STJ. O pedido foi negado.

Para o procurador da República Rodrigo de Grandis, seis das sete imputações penais que a Procuradoria da República apresentou na denúncia são derivadas de outras provas, todas relacionadas a fatos que ocorreram antes do início da interceptação telefônica.

Para o MPF, a interpretação de que todas as ações da Satiagraha são nulas devido à decisão do STJ é também uma extensão indevida da pretensão inicial da defesa, que havia se insurgido contra a ação controlada e as escutas telefônicas, não contra a ação penal.

Sustenta que o processo deve seguir em relação às acusações oriundas dos fatos criminosos 2 (gestão fraudulenta), 3 (gestão temerária), 4 (evasão de divisas), 5, 6 e 7 (lavagem de dinheiro) da ação penal.

________

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA