MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Casais homossexuais podem adotar crianças de qualquer idade
Adoção

Casais homossexuais podem adotar crianças de qualquer idade

O recurso foi interposto pelo MP/PR contra decisão da Justiça local.

Da Redação

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Atualizado às 16:08

Decisão do ministro Villas Bôas Cueva, do STJ, afastou limite de idade em adoção de crianças por casais homoafetivos. O recurso foi interposto pelo MP/PR contra decisão da Justiça local que considerou juridicamente possível a adoção conjunta de criança por pessoas do mesmo sexo, independentemente da idade do adotando.

O órgão recorreu de decisão do TJ/PR, que considerou que a regra pretendida pelo MP, de idade mínima de 12 anos para o adotando em caso de adoção por casal homoafetivos, não encontra o mínimo suporte legal, ante a absoluta ausência de previsão no ordenamento jurídico sobre idade mínima da pessoa a ser adotada.

Para o Tribunal paranense, a pretensão de estabelecer idade-limite para a criança ser adotada, em razão da orientação sexual dos adotantes, configura "exigência ilegal e de cunho discriminatório e preconceituoso". De acordo com a sentença, tal decisão "estaria infringindo a própria Constituição republicana, pois estaria criando norma sem o devido e legal suporte".

A decisão monocrática de Cueva se deveu a razões processuais. Ele afirmou que o MP deixou de indicar, com clareza e objetividade, os dispositivos de lei federal que teriam sido violados pelo TJ/PR, limitando-se a "expressar seu inconformismo com o julgado, redigindo o especial como se apelação fosse".

O magistrado ressaltou que a decisão do Tribunal estadual possui fundamentação de índole exclusivamente constitucional. "Observa-se que a parte recorrente não impugnou os fundamentos constitucionais de forma adequada, ou seja, deixou de interpor recurso extraordinário, circunstância que atrai o óbice da súmula 126 do STJ", concluiu.

De acordo com a citada súmula, se a decisão de 2ª instância se apoia em fundamentos legais e constitucionais, qualquer um deles suficiente para mantê-la, e a parte não interpõe recurso extraordinário para o STF, o recurso especial não pode ser admitido.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.