MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SC afasta pretensão indenizatória de familiares de ex-fumante
Livre arbítrio

TJ/SC afasta pretensão indenizatória de familiares de ex-fumante

Decisão se baseou no livre arbítrio dos consumidores em optar (ou não) por fumar.

Da Redação

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Atualizado em 20 de junho de 2012 13:51

A 5ª câmara Cível do TJ/SC acatou recurso de apelação apresentado pela Souza Cruz contra a sentença da 1ª vara Cível de São Bento do Sul na ação de indenização por danos morais e materiais movida pela família de um ex-fumante.

Os autores pleitearam o recebimento de indenização por danos morais e também materiais, sob a alegação de que seu marido e genitor, teria fumado por mais de cinquenta anos os cigarros fabricados pela Souza Cruz e que, em decorrência desse alegado consumo, teria desenvolvido diversas doenças, além de um "enfisema pulmonar" que teria ocasionado a sua morte.

A sentença da 1ª vara Cível de São Bento do Sul/RS, que condenava a Souza Cruz ao pagamento de indenização para os familiares foi revertida, excluindo-se a condenação. Os desembargadores afastaram a responsabilidade civil da Souza Cruz com base, dentre outros argumentos: no livre arbítrio dos consumidores em optar (ou não) por fumar, já que a decisão de consumir o produto é uma questão de livre escolha; na ausência de defeito no cigarro, que é um produto de risco inerente; na ausência de nexo causal direto e imediato entre os danos alegados e o consumo de cigarros; e na licitude da atividade de produção e comercialização de cigarros.

De acordo com a Souza Cruz, até o momento, do total de 639 ações judiciais ajuizadas contra a Companhia desde 1995 em todo o país, pelo menos 513 possuem decisões rejeitando tais pretensões indenizatórias (418 já definitivas) e 6 em sentido contrário (as quais estão pendentes de recurso). Em todas as 418 ações com decisões definitivas já proferidas pelo Judiciário brasileiro, as pretensões indenizatórias dos fumantes, ex-fumantes ou seus familiares foram afastadas.

  • Processo:  0000302-70.2004.8.24.0058

_______

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.