MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mensalão: Kátia Rabello e José Roberto Salgado são condenados por maioria
AP 470

Mensalão: Kátia Rabello e José Roberto Salgado são condenados por maioria

Seis ministros já se manifestaram quanto à acusação de gestão fraudulenta de instituição financeira relativa aos ex-dirigentes do Banco Rural.

Da Redação

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Atualizado às 07:57

Na sessão plenária desta quarta-feira, 5, o ministro Lewandowski, revisor da AP 470, concluiu seu voto sobre o item V da denúncia, que diz respeito à imputação de gestão fraudulenta a ex-dirigentes do Banco Rural. O ministro absolveu Ayanna Tenório e Vinícius Samarane. Para ele, Ayanna Tenório não atuava diretamente na área financeira do banco, mas na de consultoria. "Ela nada mais fez do que seguir orientações", afirmou o revisor. Quanto a Vinícius Samarane, Lewandowski considerou-o apenas um funcionário, e não um gestor, portanto sem poder para conceder ou renovar empréstimos.

Em seguida, a ministra Rosa Weber condenou Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane, entendendo que os réus concederam empréstimos sem garantias. "Fogem à ordem normal das coisas empréstimos jamais cobrados ou empréstimos concedidos ou renovados sem qualquer preocupação do mutuante sobre qualquer garantia", ponderou a ministra. Ayanna Tenório foi absolvida pela ministra por inexistência de quadro probatório seguro.

Os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia votaram como a ministra Rosa Weber.

Na última segunda-feira, 3, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, condenou Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório pelo crime previsto no artigo 4º da lei 7.492/86. O ministro Lewandowski também responsabilizou Kátia Rabello e José Roberto Salgado por gestão fraudulenta, portanto, já são seis ministros a favor da condenação da presidente e do diretor do Banco Rural à época dos fatos.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...