MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Registro de óbito de Vladimir Herzog é retificado pela Justiça de SP
Verdade

Registro de óbito de Vladimir Herzog é retificado pela Justiça de SP

Documento deve constar que morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do Doi-Codi.

Da Redação

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Atualizado às 09:03

A 2ª vara de Registros Públicos do TJ/SP decidiu que o registro de óbito de Vladimir Herzog deve ser retificado. O juiz Márcio Martins Bonilha Filho aceitou pedido da Comissão Nacional da Verdade de que conste no assento que a morte do jornalista "decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II Exército - SP (Doi-Codi)". A iniciativa foi representada pelo coordenador da comissão, ministro Gilson Dipp.

Na decisão, o juiz destaca que a Comissão da Verdade conta com respaldo legal para exercer diversos poderes administrativos e praticar atos compatíveis com suas atribuições legais, dentre as quais recomendações de "adoção de medidas destinadas à efetiva reconciliação nacional, promovendo a reconstrução da história".

O magistrado afirma que, após o reconhecimento, que passou pelo crivo da 2ª instância, "da não comprovação do imputado suicídio, fato alegado com base em laudo pericial que se revelou incorreto", impõe-se a ordenação da retificação pretendida no assento de óbito Herzog.

De acordo com os autos, afasta-se que a morte seria decorrente de suicídio por asfixia mecânica por enforcamento, conforme alegava o Doi-Codi à época. Para Bonilha Filho, a matéria reclama o estabelecimento da verdade "ainda que tardia".

"Seria verdadeiramente iníquo prolongar o martírio da viúva e dos familiares e afrontar a consciência pública nacional, a renovação da investigação sobre a "causa mortis", quando, há muito, ficou apurado, em termos de convicção inabaláveis, especialmente, pela via jurisdicional comum, que o jornalista Vladmir Herzog perdeu a vida em razão de maus tratos e de lesões sofridas, em circunstâncias de todos conhecidas", afirmou o magistrado.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...