MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/SP e SINSA editam guia de processo eletrônico na JT
Cartilha

OAB/SP e SINSA editam guia de processo eletrônico na JT

Cartilha traz conceitos legais comuns ao processo tramitando por via digital.

Da Redação

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Atualizado às 08:48

A Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SP, por seu Comitê de Direito Processual do Trabalho, e o SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro editaram um guia sobre o peticionamento via processo eletrônico, que já começou a ser implantado na JT.

A E-Cartilha - Peticionamento eletrônico/Processo eletrônico traz conceitos legais comuns ao processo tramitando por via digital, como "meio eletrônico" e "assinatura eletrônica", além de informações sobre atos como comunicação dos atos processuais e registros de atos em audiências. A cartilha foi criada por iniciativa da OAB paulista e patrocinada pelo Sinsa.

Para o presidente em exercício da OAB/SP, Marcos da Costa, a cartilha apresenta um passo a passo para peticionar por meio eletrônico, formas de acesso e utilização dos sistemas de processo eletrônico do TRE da 2ª região (Sisdoc) e do TST (e-DOC).

Segundo a advogada Gisela da Silva Freire, do Comitê de Direito Processual do Trabalho da OAB/SP e diretora-tesoureira do Sinsa, os advogados ainda têm muitas dúvidas sobre como usar o processo eletrônico. Esse obstáculo, para ela, é acompanhado da falta de regras claras do TRT da 2ª região sobre a transição do papel para o sistema digitalizado.

A cartilha trata do chamado Precad - Pré-Cadastramento de Iniciais, sistema de distribuição de petições iniciais trabalhistas no TRT, procedimento sem o qual não é possível a distribuição. O guia aborda ainda o PJe, software elaborado pelo CNJ com a colaboração de diversos tribunais brasileiros, que visa modernizar, aparelhar e viabilizar a prestação jurisdicional mais célere e de forma padronizada entre as cortes.

O processo eletrônico foi previsto pela lei 11.419/06 e já foi implantado em caráter experimental em varas Judiciais pelo país. No TRT da 2ª região, a segunda fase da implantação começou nesta segunda-feira, com a comarca de Franco da Rocha. Até fevereiro de 2013, deverão receber o novo sistema varas das comarcas de Itaquaquecetuba, Taboão da Serra, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, Suzano, São Bernardo do Campo e Guarulhos.

Confira a cartilha.

________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...