MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Exigência de depósito prévio dos honorários periciais é ilegal
Trabalhista

Exigência de depósito prévio dos honorários periciais é ilegal

Conforme OJ do TST, dada a incompatibilidade com o processo do trabalho, é cabível o mandado de segurança.

Da Redação

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Atualizado às 15:22

O TST decidiu que é ilegal a exigência de depósito prévio para custeio dos honorários periciais. A Corte entende que, conforme OJ 98, dada a incompatibilidade com o processo do trabalho, é cabível o mandado de segurança visando a realização da perícia independentemente do depósito.

De acordo com os autos, uma empresa que atua com planejamento e administração de reflorestamento com sede no município de Eunápolis/BA não terá de antecipar o pagamento de perito designado para apuração de suposta ocorrência de condições insalubres alegadas por empregado em reclamação trabalhista contra a empresa.

O juízo de origem deferiu a realização de prova pericial para apurar os fatos alegados pelo trabalhador, mas determinou a antecipação do pagamento dos honorários pela empresa que recorreu alegando que não lhe poderia ser imputada a responsabilidade pelo pagamento da perícia, pois o ônus da prova seria do trabalhador. Afirmou ainda que a determinação do juízo de antecipar o pagamento importou em violação de seu direito líquido e certo. Mas o TRT da Bahia não deferiu os pedidos.

Ao analisar recurso da empresa no TST, o relator ministro Pedro Paulo Manos entendeu que houve prática de ato coercitivo amparado pela ação mandamental por parte do juiz de Eunápolis, que não poderia determinar a antecipação dos honorários, e destacou que a questão já se encontra pacificada por meio da OJ 98, SBDI-2.

Por unanimidade, a subseção reformou a o acórdão regional e determinou a realização das perícias, independentemente do depósito dos honorários periciais. Para a SDI2, a decisão que determinava o adiantamento do custeio dos honorários do especialista contraria a jurisprudência do TST.

Veja a íntegra da decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...