MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. ALESP aprova PLs que restringem publicidade infantil de alimentos
Publicidade infantil

ALESP aprova PLs que restringem publicidade infantil de alimentos

Trinta por cento das crianças brasileiras apresentam sobrepeso e 15% delas são obesas.

Da Redação

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Atualizado às 15:09

A ALESP aprovou nesta terça-feira, 18, os PLs 1096/11 e 193/08, que restringem a publicidade de alimentos a crianças e proíbem a venda de lanches com brindes ou brinquedos.

O primeiro, de autoria do deputado estadual Alex Manente (PPS) proíbe a venda de alimentos acompanhados de brindes ou brinquedos no Estado. No texto, o deputado ressalta que "o alimento acompanhado do brinquedo induz a criança a solicitar o lanche desnecessário (.) e retira o aspecto crítico ou avaliativo sobre o quê e por que comer".

Já o segundo, do deputado Rui Falcão (PT), regulamenta a publicidade dirigida a crianças de alimentos e bebidas pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio - nenhuma comunicação do tipo poderá acontecer entre 6h e 21h em rádios ou canais de televisão, e em nenhum horário nas escolas públicas ou privadas. Além disso, o texto proíbe também a utilização de celebridades ou personagens infantis na comunicação, assim como a associação com brindes ou brinquedos colecionáveis.

"A importância desses dois projetos é enorme", comemora Isabella Henriques, diretora de Defesa e Futuro do Instituto Alana. "Eles significam um avanço significativo na luta pela proteção das crianças dos males causados pelo consumismo excessivo - em especial o incentivo ao consumo de alimentos que contribuem para que o problema da obesidade infantil esteja ganhando proporções tão graves no Brasil", conclui.

Trinta por cento das crianças brasileiras apresentam sobrepeso e 15% delas são obesas. A obesidade é a porta de entrada para doenças crônicas não-transmissíveis como diabetes, hipertensão etc. Os dois projetos aguardam sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para entrar em vigor.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.