MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "A Política Criminal de Drogas no Brasil"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "A Política Criminal de Drogas no Brasil"

Veja quem ganhou a obra "A Política Criminal de Drogas no Brasil".

Da Redação

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Atualizado em 30 de janeiro de 2013 10:49

Com o tema em pauta, Migalhas sorteia a obra "A Política Criminal de Drogas no Brasil" (Saraiva - 6ª edição - 483p.), de Salo de Carvalho. O termo para internação compulsória de dependentes químicos, assinado recentemente, é polêmico e divide opiniões.

Em entrevista ao jornal Estadão, os especialistas Dartiu Xavier da Silveira e Ana Cecília Marques, ambos professores da Unifesp, com opiniões divergentes, defendem posições a partir de sua experiência de campo.

Para Silveira, a internação compulsória deve ser uma situação de exceção, não de regra. "Está até prevista em lei de 2001. Mas o governo paulista a divulgou como política pública nova, portanto generalizante. Não sou contra a internação compulsória. Sou contra a ideia da internação compulsória como uma medida generalizada".

A psiquiatra Ana Cecília Marques acredita
que a medida pode salvar vidas. "Sou médica, logo devo falar a partir do meu lugar. E se a Justiça e o governo entraram em campo, vejo benefícios. Não faria como uma medida única. Também não digo que se deva internar todo mundo, afinal essa iniciativa é para uma minoria"; mas discorda quando outros especialistas criticam a medida argumentando que a internação compulsória é um sistema de isolamento social, não de tratamento.

Já no jornal Folha de S.Paulo, o médico Drauzio Varella diz que a medida pode não ser a ideal, mas politizar a questão torna a discussão inútil; segundo ele, ninguém tem receita exata para tratar dependentes de crack.

Sobre o livro :


Na primeira parte do livro, Salo de Carvalho apresenta um diagnóstico das bases político-criminais que fundamentam o modelo repressivo nacional de combate às drogas. Partindo da análise de marcos históricos nos âmbitos político e normativo, avalia-se a adesão da política criminal brasileira aos padrões norte-americanos do war on drugs, o que legitimou o direito penal de inimigo, cujos pressupostos foram incorporados pela lei 11.343/06.

A discussão sobre a descriminalização ocupa a segunda parte do estudo. Investigando as distintas tendências político-criminais contemporâneas, o livro descreve as formas legislativa e judicial de descriminalização das drogas, tomando como referência os custos da criminalização. O autor crê na insustentabilidade jurídica das formas, apresentando alternativas concretas para a experiência de redução de danos.

A terceira parte da obra apresenta um estudo dogmático do Direito Penal das Drogas. Em relação ao tráfico de drogas, examina na configuração da tipicidade a proporcionalidade das penas, o consumo compartilhado, as hipóteses de incidência da Lei dos Crimes Hediondos, as situações de tráfico e dependência, a aplicação de penas restritivas de direitos e a criminalização de práticas de redução de danos e de manifestações culturais. Sobre o porte para consumo, A Política Criminal de Drogas no Brasil discute a constitucionalidade do art. 28 da lei 11.343/06, a aplicação do princípio da insignificância e a natureza das penas previstas. Ao final, contrapõe dois modelos de resposta: o da justiça terapêutica e o da redução de danos.

Sobre o autor :

Salo de Carvalho é pós-doutor em Criminologia pela Universidade Pompeu Fabra(Barcelona). Doutor pela UFPR e mestre pela UFSC em Direito. Editor do AntiBlog de Criminologia.

__________

Ganhadora :

Lívia Duarte Rodrigues, de Arujá/SP

__________

_________

Adquira já um exemplar :


_________

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...