MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Estudante que atropelou ciclista na Paulista não será julgado pelo Tribunal do Júri
Tragédia

Estudante que atropelou ciclista na Paulista não será julgado pelo Tribunal do Júri

"Se o agente assume o risco de produzir um resultado, mas este não ocorre, não há fato típico a ser punido", afirmou o juiz de Direito Alberto Anderson Filho.

Da Redação

quarta-feira, 13 de março de 2013

Atualizado às 09:28

O juiz de Direito Alberto Anderson Filho, da 1ª vara do Tribunal do Júri de SP, determinou que o processo do estudante que decepou o braço de um ciclista em um atropelamento na Avenida Paulista, seja redistribuído a uma das varas criminais da comarca, pois, segundo ele, se não há resultado de morte, "impossível falar em homicídio tentado pelo dolo eventual".

Conforme os autos, o estudante conduzia sob influência de álcool, em alta velocidade, quando entrou na ciclovia e atropelou a vítima, decepando seu braço. O membro superior do ciclista ficou preso no veículo. O estudante fugiu sem prestar socorro e, posteriormente, jogou o braço decepado em um rio.

"Para a autoridade policial e para a promotoria de Justiça, o indiciado agiu com dolo eventual, ou seja, assumindo o risco de produzir um resultado. É justamente por isso que a competência do Tribunal do Júri deve ser de plano afastada, pois se o caso fosse de homicídio consumado, seria perfeitamente possível o dolo eventual. Mas o dolo eventual é incompatível com a tentativa", afirmou o magistrado.

Ainda de acordo com o julgador, "se o agente assume o risco de produzir um resultado, mas este não ocorre, não há fato típico a ser punido (...) Para o dolo eventual, o que importa é o resultado. E este tem de ser concreto. Tentar matar não é resultado concreto".

Veja a íntegra da decisão.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...