MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Quatro candidatos disputam internamente chefia do MPF
Vaga

Quatro candidatos disputam internamente chefia do MPF

Ela Wiecko, Deborah Duprat, Sandra Cureau e Rodrigo Janot concorrem para constar na lista tríplice.

Da Redação

sábado, 16 de março de 2013

Atualizado às 10:06

Terminou nesta sexta-feira, 15, o prazo para registro de integrantes do MPF interessados em concorrer ao cargo de procurador-Geral da República, que ficará vago em julho. Quatro procuradores se apresentaram à Associação Nacional dos Procuradores da República, responsável por organizar o processo seletivo.

O cargo de líder da Procuradoria-Geral da República é de livre nomeação da presidência da República.

As campanhas vão até o dia 12/4, com previsão de debates em Brasília (2/4) e em SP (10/4). A votação para escolha da lista tríplice será em 17/4.

Candidatos

  • Ela Wiecko Volkmer de Castilho

Última a apresentar sua candidatura, a paranaense Ela Wiecko tem 64 anos e está no MPF desde 1975. Foi promovida a subprocuradora em 1992 e tem forte atuação na área de direitos humanos. Ela integrou a última lista tríplice, de 2011, mas foi vencida pelo atual procurador-geral, Roberto Gurgel, que foi reconduzido ao cargo para novo período de dois anos. Bacharel em Direito pela UFRS, é mestre em Direito Público pela UFPR e doutora em Direito pela UFSC.

  • Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira

Deborah Duprat tem 53 anos e atua no MPF desde 1987. Chegou ao cargo de subprocuradora em 2003. É vice-procuradora-geral desde 2009, substituindo Gurgel nas sessões do STF. É conhecida por seu trabalho na área de direito indígena. Natural do Rio de Janeiro, cursou Direito na UnB, bem como o mestrado em Direito e Estado.

  • Sandra Verônica Cureau

Natural de Porto Alegre/RS, Sandra Cureau tem 66 anos, 37 dos quais a serviço do MPF. Tornou-se subprocuradora-geral da República em 1997. É vice-procuradora-geral eleitoral desde 2009, com atuação constante no TSE. Bacharel em Direito pela UFRS (1970).

  • Rodrigo Janot Monteiro de Barros

Rodrigo Janot, 56 anos, é mineiro e ingressou no MPF em 1984, chegando ao cargo de subprocurador em 2003. Foi presidente da ANPR entre 1995 e 1997, cargo ocupado por Roberto Gurgel entre 1987 e 1989. Assim como Ela Wiecko, integrou a última lista tríplice de 2011.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.