MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Procuradores-gerais ibero-americanos debatem PEC 37
PEC das investigações

Procuradores-gerais ibero-americanos debatem PEC 37

O resultado do encontro foi uma nota técnica entregue aos presidentes do Senado e da Câmara contra aprovação da proposta.

Da Redação

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Atualizado às 08:43

Nesta terça-feira, 28, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reuniu-se com procuradores-gerais de dez países ibero-americanos na abertura da IV Aiamp - Assembleia-geral Extraordinária da Associação Ibero-americana de Ministérios Públicos, convocada para discutir a PEC 37.

Durante o evento, Gurgel enfatizou que retirar o poder de investigação do MP brasileiro é um atentado ao Estado Democrático de Direito. "Negar ao Ministério Público a possibilidade de investigar será incapacitar não a instituição, mas a sociedade brasileira, para o exercício pleno do direito à efetividade da tutela penal, notadamente quanto à criminalidade do colarinho branco", afirmou.

O procurador-geral da República da Costa Rica e secretário-geral da Aiamp, Jorge Chavarría, ponderou que a questão não é afirmar poderes, mas deveres. "Não se trata de um órgão se sobrepor, com seu poder, a outro. Trata-se de ambos os órgãos, em uma relação de complementaridade, estarem obrigados a investigar".

Chavarría afirmou também que, em geral, os países latino-americanos têm o MP como órgão diretor de investigação e ressaltou que, na Europa, reformas estão sendo feitas nesse sentido. "Enquanto a Europa está avançando, há manifestações de retrocesso como no Brasil e em Honduras", disse.

A procuradora-geral portuguesa Joana Marques Vidal também se manifestou pela importância do MP na luta contra a criminalidade. "Em Portugal, todas as investigações, mesmo aquelas que são feitas pelas polícias, estão sob a direção do Ministério Público", observou.

O procurador-geral do Paraguai, Javier Díaz Verón, que havia proposto a realização da reunião extraordinária, reiterou que não é o momento de cortar direitos, mas de unir as instituições para combater o crime. Galo Chiriboga, procurador-geral do Equador, reforçou que deve se buscar a complementaridade na investigação. Defendeu, ainda, que a PEC 37 afetaria a cooperação jurídica internacional.

Nota técnica

Ainda nesta terça-feira Roberto Gurgel e os demais procuradores-gerais ibero-americanos reuniram-se com os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também para tratar da proposta que limita os poderes de investigação do MP.

Segundo Gurgel, a aprovação da PEC significaria um retrocesso e preocupa não só ao Brasil, mas a outros países. "Em um mundo globalizado, o crime desconhece fronteiras. Por isso, se o Ministério Público de um determinado país é enfraquecido, a própria persecução penal na região se enfraquece globalmente", disse.

Durante o encontro, o procurador-geral da república entregou a Calheiros e Henrique Eduardo Alves uma nota técnica contra a PEC 37. Segundo o texto, a proposta "procura fazer das polícias a exclusiva via de apuração e repressão das condutas delituosas penais, bem como gera uma grave concentração de função estatal, não compatível com o Estado Democrático de Direito abraçado pela Constituição Federal e, mais ainda, com a própria dinâmica do relacionamento institucional atualmente existente no Estado Brasileiro".

Veja a nota na íntegra.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...