MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. 1º ano da nova lei de lavagem de dinheiro
Lei 12.683/12

1º ano da nova lei de lavagem de dinheiro

Texto gerou controvérsia ao ampliar rol de pessoas obrigadas a passarem informações ao Coaf.

Da Redação

terça-feira, 9 de julho de 2013

Atualizado às 07:27

Em 9 de julho de 2012, a presidente Dilma sancionou a lei 12.683, alterando a lei 9.613/98, "para tornar mais eficiente a persecução penal dos crimes de lavagem de dinheiro".

A nova norma configurou como crime de lavagem de dinheiro a dissimulação ou ocultação da origem de recursos provenientes de qualquer crime ou contravenção penal, como, por exemplo, o jogo do bicho e a exploração de máquinas caça níqueis. Também ampliou o rol de pessoas obrigadas a enviar informações sobre operações suspeitas ao Coaf, bem como elevou o limite da multa a ser aplicada a quem descumprir as obrigações de envio de informações, de R$ 200 mil para R$ 20 mi.

Polêmica na advocacia

Logo de início o texto foi alvo de críticas em diversos pontos, especialmente no que concerne a obrigação dos advogados em informarem ao Coaf operações na relação com seus clientes.

Um dia após a publicação do novel texto, a OAB informou que a Comissão de Estudos Constitucionais iria elaborar parecer, especialmente sobre a obrigação relacionada ao Coaf.

Em sessão plenária realizada em agosto, o Órgão Especial da Ordem aprovou o parecer da Comissão, relatado pela então conselheira Daniela Teixeira. Segundo a relatora, o legislador, ao não mencionar os serviços jurídicos, tendo citado um exaustivo rol de atividades, intencionalmente silenciou sobre a submissão desta categoria profissional à lei. Assim, os causídicos não devem, e nem podem, ser obrigados a vilipendiar o sagrado sigilo constitucionalmente garantido entre advogado e parte.

Já em outubro, o Conselho Federal da OAB decidiu ajuizar ADIn junto ao STF com o objetivo de ver declarada a exclusão da advocacia da incidência da lei 12.683/12. No entendimento da OAB, a lei não pode revogar o Estatuto da Advocacia (8.906/94), além de não ter mencionado expressamente a advocacia entre as categorias profissionais a ela aplicáveis. A Ordem também lembrou que a PGR já tinha emitido parecer excepcionando a advocacia judicial do objeto de incidência da lei 12.683/12. No entendimento da PGR, a referida lei não alcança a advocacia vinculada à administração da Justiça porque, obrigar a categoria a abrir o sigilo de seus clientes acarretaria em grave violação aos princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório.

Em janeiro deste ano, o Coaf publicou a resolução 24/13 com o objetivo de estabelecer normas gerais de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. De acordo com a resolução, os advogados são excluídos da obrigação de comunicarem ao Coaf informações confidenciais de seus clientes. Isso porque os causídicos e os escritórios de advocacia se submetem a regulação da OAB e a regra dispõe especificamente sobre os procedimentos por pessoas "não submetidas à regulação de órgão próprio".

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA