MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/DF requer que BNDES divulgue informações sobre empréstimos
TRF da 1ª região

MPF/DF requer que BNDES divulgue informações sobre empréstimos

A 20ª vara Federal do DF negou pedido de divulgação feito pelo MPF.

Da Redação

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Atualizado às 08:33

O MPF/DF recorreu da decisão da 20ª vara Federal que negou pedido para que o BNDES tornasse públicas, nos termos da lei de acesso à informação (lei 12.527/11), todas as atividades que envolvessem recursos públicos, inclusive operações entre a instituição financeira e o empresário Eike Batista.

A juíza Adverci Rates Mendes de Abreu, da 20ª vara Federal do DF, entendeu que a requisição do MPF/DF não podia ser atendida, porque "a matéria em discussão envolve sigilo bancário e empresarial de terceiros". Além disso, segundo a magistrada, o caso em questão não se sujeita à lei de acesso à informação - que determina o acesso à informação de órgãos da administração direta, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União -, uma vez que o BNDES é empresa pública Federal com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio.

No recurso, o órgão ministerial alega que "embora possua natureza jurídica de direito privado, o BNDES é empresa pública e está sujeito ao regime jurídico administrativo, tendo em vista ser composto patrimonialmente por recursos oriundos dos cofres públicos federais".

Por isso, de acordo com o MPF/DF, "é direito dos órgãos de controle e da própria sociedade tomar conhecimento das tratativas realizadas pelo BNDES quando da concessão de incentivos a determinados particulares, com o fito de aferir se os recursos públicos que compõem seu patrimônio estão sendo regularmente aplicados, com base, principalmente, nos princípios da impessoalidade, da isonomia, do interesse público e da moralidade, evitando potenciais abusos no mercado financeiro".

Na última segunda-feira, 8, o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno do PR, protocolou requerimento de informações em que cobra do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, detalhamento dos empréstimos de R$ 10,4 bi do BNDES a 11 empresas do EBX. "No caso de Eike Batista, há sério risco de calote aos cofres públicos", disse.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...