MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP decide que todos os desembargadores podem concorrer à eleição da Corte
Órgão Especial

TJ/SP decide que todos os desembargadores podem concorrer à eleição da Corte

A redação da minuta de resolução caberá ao desembargador Luis Antonio Ganzerla, autor da proposta.

Da Redação

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Atualizado às 19:06

Em sessão realizada hoje, 7/8, o Órgão Especial do TJ/SP decidiu, por maioria de votos (22 x 3), que na próxima eleição, a ser realizada em dezembro, todos os desembargadores da Corte paulista poderão concorrer aos cargos diretivos do Poder Judiciário.

Com o resultado, o Órgão Especial estendeu a todos os desembargadores votantes a condição de elegíveis.

Vencidos, os desembargadores José Gaspar Gonzaga Franceschini, Sérgio Jacintho Guerrieri Rezende e Itamar Gaino.

O desembargador Franceschini limitava, em seu voto, o universo dos elegíveis aos que têm mais de dez de carreira e cinco de Tribunal; para os dois outros, a citada alteração não poderia ser aplicada na próxima eleição por foça do art. 16 da CF (princípio da anualidade).

A redação da minuta de resolução caberá ao desembargador Luis Antonio Ganzerla, autor da proposta.

Discussão

O Órgão Especial entendeu que a regra de antiguidade (art. 102 da Loman) não foi recepcionada pela CF. Segundo a Loman, os tribunais elegerão dentre seus juízes mais antigos, em número correspondente ao dos cargos de direção, os titulares destes, com mandato por dois anos, proibida a reeleição.

A CF, porém, dá autonomia administrativa aos tribunais para se organizarem. Então, os desembargadores do Órgão Especial concluiram pela liberação da candidatura a todos os que desejarem presidir a Corte. A nova regra vale também para os magistrados oriundos do Quinto constitucional.

Reeleição

Há algumas semanas a pauta concentrava-se em uma possível reeleição do atual presidente da Corte, Ivan Sartori. Inclusive, a APAMAGIS realizou pesquisa virtual para saber se seus associados são favoráveis ou não à recondução de Sartori.

Porém, na última segunda-feira, 5, Sartori revelou em entrevista à Folha de S.Paulo que decidiu retirar da pauta do Órgão Especial a questão da reeleição. "Entendo que a reeleição deve ficar para o final do mandato, quando de eventual inscrição minha para concorrer à presidência. Esse tema é polêmico e não quero que tumultue a gestão, que é muito mais importante", afirmou. A atual gestão teve início em janeiro de 2012.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...