MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Record deve indenizar mulher retratada em reportagem sem autorização
Danos morais

Record deve indenizar mulher retratada em reportagem sem autorização

Decisão é da 5ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

Da Redação

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Atualizado às 08:44

A 5ª câmara de Direito Privado do TJ/SP negou provimento a recurso interposto pela emissora Record contra acórdão que a condenou ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 20 mil, a mulher retratada em reportagem sem autorização. Ao ajuizar a ação, a autora afirmou não ter sido informada de que se tratava de entrevista jornalística.

Consta nos autos que a requerente teve sua imagem e voz exibidas em matéria sobre a falta de medicamentos em postos de saúde sem ter sido avisada pela produção do programa de que se tratava de uma entrevista jornalística. Ela teria prestado informações sobre a falta de alguns remédios no posto em que trabalhava e, em razão disso, teria sido demitida.

O juízo de 1ª instância entendeu que houve ligação entre a divulgação da reportagem e a demissão da autora e condenou a emissora a indenizá-la em R$20 mil, por danos morais. A empresa então recorreu da decisão, alegando que a veiculação da imagem não caracteriza ilícito e sim liberdade de imprensa e direito a informação. Afirmou também que a matéria era de caráter jornalístico, não depreciativo e de interesse público.

Ao analisar a ação, o desembargador Edson Luiz de Queiroz, relator, afirmou que a divulgação da imagem de qualquer pessoa somente pode ser feita com a expressa concordância dela. "É certo que reportagens jornalísticas não possuem direta finalidade econômica ou comercial. No entanto, também é certo que, neste caso, a autora comprovou a ocorrência de prejuízos alegados, vez que sua demissão ocorreu apenas dois dias após a primeira veiculação da matéria", disse o magistrado.

A turma voto, então, pelo não provimento do recurso e manteve a sentença.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA