MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dilma propõe PL que destina 20% das vagas em concursos públicos para negros
Cota racial

Dilma propõe PL que destina 20% das vagas em concursos públicos para negros

Segundo a presidente, a proposta é um convite para que os Poderes Legislativo e Judiciário além dos estados e municípios também façam normas nesse sentido.

Da Redação

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Atualizado às 09:04

A presidente Dilma encaminhou nesta terça-feira, 5, PL ao Congresso, em caráter de urgência, que destina 20% das vagas em concursos públicos para negros.

"O projeto da lei das cotas no serviço público federal é uma iniciativa que tem imenso potencial transformador. É um exemplo pros outros entes da federação, Estados e municípios, e também para os demais poderes, Legislativo e Judiciário", assinalou Dilma.

"A sociedade brasileira tem que arcar com as consequências do longo período escravocrata", afirmou Dilma. Segundo ela, o regime de urgência do projeto garante que o debate sobre o tema seja amplo e intenso, mas, também, célere. "Nós queremos, com essa medida, iniciar a mudança na composição racial dos servidores da administração pública federal, tornando-a representativa da composição da população brasileira", ressaltou.

O Palácio do Planalto já discutia a elaboração de ações afirmativas nos concursos públicos há mais de um ano, mas aguardava parecer da AGU e do Ministério do Planejamento para anunciar a medida. Além de encaminhar o projeto, durante a abertura da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Dilma assinou decreto que regulamenta o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

"Queremos com essa medida iniciar a mudança na composição racial dos servidores da administração pública federal, tornando-a representativa da composição da população brasileira", ressaltou.

Representando o Conselho Nacional da Promoção da Igualdade Racial, Maria Júlia Nogueira ressaltou durante o evento que 51% da população brasileira se declaram negra ou parda. "É um grande desafio consolidar a democracia combatendo as desigualdades sociais e raciais", disse.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...