MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Governo do MA deve construir novos estabelecimentos prisionais
Crise penitenciária

Governo do MA deve construir novos estabelecimentos prisionais

Sentença também dá prazo de 60 dias para a realização de reformas e adaptações nos estabelecimentos penais do Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Da Redação

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Atualizado às 09:01

Para acabar com a atual superlotação carcerária verificada no Maranhão, o governo estadual deve construir novos estabelecimentos prisionais no prazo de 60 dias, preferencialmente nas cidades localizadas no interior do Estado. Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 50 mil, a ser revertida para o Fundo de Direitos Difusos.

A decisão é do juiz de Direito Manoel Matos de Araújo Chaves, da vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, e resulta de ação ajuizada pelo MP/MA em 2011.

O órgão ministerial propôs a demanda diante da falta de água, alimentação inadequada, problemas de fornecimento de energia elétrica, inexistência de espaços laborais, falta de materiais de trabalho para os funcionários e superlotação das celas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A situação caótica foi reforçada por relatório elaborado pelo juiz auxiliar da presidência do CNJ Douglas de Melo Martins e encaminhado ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do Conselho, em dezembro passado. O juiz constatou que pelo menos 60 presos morreram no complexo prisional em 2013. A principal causa da violência é a disputa de poder entre presos oriundos do interior e os da capital, divididos em facções.

Martins também evidenciou a ocorrência de abuso sexual contra mulheres que visitam presidiários no local e apontou indícios de atos de tortura que teriam sido praticados por agentes públicos contra presos.

Ao analisar o processo, o juiz Manoel Chaves concluiu que "as inúmeras irregularidades verificadas constituem manifesta violação aos direitos dos presos e representam obstáculos inviabilizadores do cumprimento do objetivo da LEP relacionado ao oferecimento das condições para a harmônica integração social do preso".

Segundo ele, "nas condições em que se encontram os presos dos estabelecimentos prisionais objeto da presente ação, resta pouco espaço para o sentimento de 'dignidade' inerente e imprescindível à existência do ser humano".

O magistrado ainda determinou que o governo realize reformas e adaptações no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no mesmo prazo de 60 dias, sob pena de pagamento de R$ 50 mil por dia.

  • Processo: 23594-07.2011.8.10.0001

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA