MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PL altera funcionamento dos juizados especiais Cíveis e Criminais
PL 5.826/13

PL altera funcionamento dos juizados especiais Cíveis e Criminais

O PL 5.826/13 é de autoria do STJ e altera as leis 10.259/01 e 12.665/12.

Da Redação

domingo, 19 de janeiro de 2014

Atualizado em 17 de janeiro de 2014 14:46

Está em análise na Câmara dos Deputados o PL 5.826/13, de autoria do STJ, que modifica o funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, no âmbito da JF. A proposta altera as leis 10.259/01 e 12.665/12, que dispõem sobre a instituição dos referidos juizados e sobre a estrutura permanente das turmas recursais dos Juizados Especiais Federais.

Entre as medidas estabelecidas, o PL retira da competência do Juizado Especial Cível o julgamento de causas referentes à concessão de medidas cautelares. Apesar da restrição, o juiz poderá deferir antecipação de tutela no curso do processo.

Pelo texto ainda fica prevista a extinção das turmas regionais de uniformização, concentrando na Turma Nacional de Uniformização o julgamento dos pedidos fundados em divergências entre decisões de turmas recursais ou proferidos em contrariedade à súmula ou à jurisprudência dominante do STJ.

Caso o PL seja aprovado, outra alteração prevista é que as partes só poderão designar representante para a causa que não seja advogado nas hipóteses de comprovada impossibilidade de comparecer à sede do Juizado Especial Federal. Esses representantes poderão ser parentes, cônjuge, companheiro ou companheira e assistentes sociais identificados, representando a instituição onde o autor estiver internado, albergado, asilado ou hospitalizado.

A proposta também determina que, em caso de vagas, férias, impedimentos ou de afastamento de juiz de turma recursal, para garantir o quórum necessário ao funcionamento da turma, o TRF convocará juiz federal titular de juizado especial para a substituição.

De acordo com a Corte Superior, a grande maioria dos usuários dos Juizados Especiais Federais são pessoas de baixa renda, educação limitada e faixa etária elevada. Prevalecem, entre as questões ajuizadas, a concessão ou a revisão de benefícios previdenciários, até o valor de 60 salários mínimos. O projeto, então, conforme aduz, propõe-se a sanar a problemática do atraso no andamento processual desses Juizados por conta de questões de natureza exclusivamente processual.

A matéria será analisada pela CCJ da Câmara e posteriormente pelo plenário da Casa.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616