MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Carnavalescos devem pagar direitos autorais de músicas executadas
Festa

Carnavalescos devem pagar direitos autorais de músicas executadas

Em 2013 foram distribuídos R$ 11,7 milhões para 17.484 titulares de música.

Da Redação

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Atualizado em 27 de fevereiro de 2014 17:17

Carnaval é sinônimo de samba, confete, serpentina, alegria e música. Embalados pelas marchinhas e hits de axé, os foliões nem imaginam as quantias pagas pelos carnavalescos ao Ecad - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição em função da execução de músicas nos blocos, desfiles, festas e shows de Carnaval.

O Ecad é o órgão responsável pela arrecadação dos direitos autorais e distribuição aos autores das músicas. Ele calcula os valores que devem ser pagos pelos "usuários de música" de acordo com a atividade do usuário; a periodicidade da utilização (permanente ou eventual); o tipo de utilização da música (ao vivo ou mecânica); e a região socioeconômica em que o estabelecimento está situado.

Depois repassa 75,5% para os titulares filiados às sociedades de gestão coletiva musical. Os outros 7,5% são destinados às associações e os 17% restantes ficam com o próprio Ecad para pagamento de despesas.

Cobrança

Os promotores ou organizadores de shows, micaretas e festejos populares devem entregar ao Ecad, antes da realização do evento, o roteiro musical, no qual são relacionados todas as obras musicais e seus respectivos titulares (autor ou intérprete).

Conforme o Regulamento da Arrecadação do Ecad, na falta de cobrança de ingressos em shows, espetáculos públicos e em bailes carnavalescos promovidos por clubes e casas de diversões, a cobrança é feita tomando-se por base a estimativa de público nunca inferior a 70% da capacidade total dos recintos em que serão realizados os eventos.

Em espetáculo, show ou evento musical realizado em ambiente aberto ou logradouro público e não existindo qualquer tipo de receita, seja através de pagamento de ingresso, produtos, espaços publicitários, aportes de patrocínio, apoio financeiro ou subvenções, a redistribuição autoral é calculada com base em 15% do custo ou orçamento total do evento.

Já no caso de espetáculo, show ou evento musical realizado em ambiente fechado e não havendo qualquer tipo de pagamento para ingresso ou receita qualquer, a retribuição autoral é calculada com base no parâmetro físico, desde que não seja inferior a 15% do custo ou orçamento total do evento. Também não poderá ser inferior a 15% de todos os aportes feitos por patrocinadores, apoiadores e subvencionistas.

O usuário que atrasar o pagamento fica sujeito à multa de 10% sobre o valor devido.

Pagamento e fiscalização

O Ecad recomenda que os carnavalescos procurem a unidade representante do Escritório para pagar os direitos autorais das músicas que vão tocar no evento, peçam o boleto de cobrança e paguem em rede bancária.

Durante os dias de Carnaval, assim como nos bailes pré e pós-carnavalescos, técnicos de gravação comparecem na maior quantidade possível de estabelecimentos/usuários adimplentes que costumam realizar festejos momescos para registrar as músicas que serão tocadas.

O gerente executivo de arrecadação do Ecad, Márcio Fernandes, explica que a entidade "realiza um esforço orientado durante o Carnaval para gravar o máximo de bailes e apresentações de bandas". Segundo ele, "essa gravação visa distribuir os valores arrecadados para os autores das músicas que são executadas".

Carnaval 2013

Em 2013 foram distribuídos R$ 11,7 milhões para 17.484 titulares de música, entre eles, compositores, intérpretes e músicos acompanhantes, referentes às músicas executadas em bailes e shows de Carnaval. Para este ano, o Ecad prevê um crescimento de 10% deste valor.

Titulares com maior rendimento no Carnaval de 2013

1 - João Roberto Kelly
2 - Lamartine Babo
3 - André Filho
4 - Jorge Ben Jor
5 - Braguinha
6 - Clube Vassourinhas
7 - Haroldo Lobo
8 - Carlinhos Brown
9 - Tim Maia
10 - Joubert de Carvalho

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...