MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Mudança na lei Maria da Penha para evitar penas brandas é aprovada
PL 3.888/12

Mudança na lei Maria da Penha para evitar penas brandas é aprovada

PL 3.888/12 visa suprimir vulnerabilidade criada pelo projeto do novo CPP.

Da Redação

quinta-feira, 13 de março de 2014

Atualizado às 09:28

A CCJ da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 12, o PL 3.888/12, que altera a lei Maria da Penha (11.340/06), a fim de frisar que é proibida a aplicação dos chamados "institutos despenalizadores" aos crimes praticados com violência doméstica e familiar contra a mulher.

Atualmente, a norma já estabelece que a lei dos Juizados (9.099/95) não pode ser aplicada aos casos. Ocorre que, segundo a deputada Sandra Rosado, autora do projeto, o novo CPP acaba criando um ponto de vulnerabilidade na lei, na medida em que incorporou em seu texto o Juizado Especial Criminal, revogando a parte penal da lei 9.099/95.

Assim, ficaria despido de qualquer efeito o artigo 41 da lei Maria da Penha que, na atual redação, faz referência à lei 9.099/95, a qual poderá ser revogada pelo novo Código que, por sua vez, na incorporação de seus institutos despenalizadores, não faz a ressalva de não aplicação em caso de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Com o projeto, a deputada quer garantir que esses institutos não sejam usados pelos juízes e promotores nas ações de violência contra a mulher. "Fazendo menção diretamente aos institutos cuja aplicação na hipótese não se deseja, fica preservada a essência da Lei Maria da Penha, independentemente do diploma legal onde aqueles institutos estejam previstos", ressalta Sandra.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...