MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Record e blogueira não indenizarão Susana Vieira por matérias no R7
Mexerico

Record e blogueira não indenizarão Susana Vieira por matérias no R7

Conteúdo noticiado revela mexerico, bisbilhotice, picuinha, e não afeta a honra subjetiva da atriz.

Da Redação

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Atualizado às 09:47

A 13ª câmara Cível do TJ/RJ reformou sentença que condenou a Record e a blogueira Fabíola Reipert a indenizarem a atriz Susana Vieira em R$ 200 mil, além de determinar direito de resposta e retirada de matérias do portal R7, por notícias com "teor pejorativo".

A atriz ajuizou ação indenizatória afirmando que a blogueira publicou no site da Record diversas notícias inverídicas, com o propósito de macular a sua imagem e honra. A blogueira afirmou que as matérias são verídicas e foram veiculadas no exercício do direito de informar, constitucionalmente assegurado. Assinalou também que "a proibição de novas matérias configuraria censura prévia". A Record aduziu que é apenas provedora do sítio eletrônico 'Portal R7' e, por isso, não responde pelas matérias veiculadas por seus usuários.

Em seu voto, o desembargador Agostinho Teixeira afirmou que "no presente caso, as apelantes publicam notícias obtidas licitamente, amplamente divulgadas pela mídia" e que "as matérias concernentes aos bastidores dos programas televisivos guardam pertinência com a atividade profissional desenvolvida pela autora e não configuraram abuso do direito de informar".

Para o magistrado, o "conteúdo noticiado revela, no máximo, simples maledicência, mexerico, bisbilhotice, picuinha, desprovida de capacidade para afetar a honra subjetiva da conhecida e experiente atriz".

Com esse entendimento, o desembargador concluiu que "inexiste dano moral a ser reparado. Inviável, portanto, o direito de resposta, a exclusão das matérias e a censura prévia, vedada expressamente pela Constituição em vigor (artigo 5º, IX)". O advogado Gabriel Addiny realizou sustentação oral pela Record.

Confira o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...