MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. É ilegal constituição de sindicato que pretendia cindir categoria representada pelo Sinthoresp
Desmembramento

É ilegal constituição de sindicato que pretendia cindir categoria representada pelo Sinthoresp

"Fato é bastante emblemático e concorre à conclusão da ausência de prova da representatividade e legitimidade."

Da Redação

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Atualizado às 08:04

O ministro Herman Benjamin negou seguimento a recurso do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Fast Food de Osasco/SP e manteve a declaração de ilegalidade de constituição da entidade, que pretendia cindir a categoria representada pelo Sinthoresp - Sindicato dos Empregados em Hospedagem e Gastronomia de São Paulo e Região.

Em sua decisão, o ministro afirmou que não foi demonstrada a especificidade da atividade exercida pelos trabalhadores a justificar o desmembramento da categoria representada pelo Sinthoresp.

"Afinal, cuida-se de trabalhadores que atendem em lojas de fast food, a rigor nada muito diferente da atividade exercitada em lanchonetes ou mesmo bares e confeitarias que servem comidas previamente preparadas", destacou, transcrevendo trecho do acórdão do TJ/SP.

TJ/SP

O Sindicato de Osasco pretendia constituir um novo sindicato por desmembramento do Sinthoresp para representação específica da categoria profissional antes contida na atuação representativa do "sindicato-mãe".

Em julgamento do caso, o TJ/SP destacou que a assembleia realizada para a criação do sindicato contou com a participação de pouco mais de 80 trabalhadores, que não representam "universo significativo e representativo da categoria na região". Além disso, mais de noventa pessoas ficaram de fora da assembleia, tendo que recorrer à polícia para reclamar o suposto óbice levantado à sua participação no ato.

Outro agravante apontado pelos desembargadores é o fato de a assembleia ter sido realizada dias depois do ano novo, no dia 5 de janeiro, "típico período de recesso", e precedida de editais publicados em 22 de dezembro, um sábado, e 24 de dezembro, véspera do natal. "De novo a se convir que o fato é bastante emblemático e concorre à conclusão da ausência de prova da representatividade e legitimidade."

"Ademais, no caso dos autos, a Corte a quo, ao decidir pela ilegalidade do desmembramento sindical, utilizou-se do conteúdo fático-probatório dos autos e de fundamentação constitucional (art. 8º da Carta Magna), o que impede a revisão por esta Corte, ante o óbice descrito, respectivamente, na Súmula 7 do STJ e na competência do STF", concluiu o ministro na decisão.

  • Processo relacionado: AREsp 178.652

_________________

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS