MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Morre Márcio Thomaz Bastos
Falecimento

Morre Márcio Thomaz Bastos

Antigo bâtonnier da advocacia, foi ministro da Justiça e participou de inúmeros casos célebres.

Da Redação

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Atualizado às 08:28

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 20, aos 79 anos, o ex-ministro da Justiça e um dos principais advogados criminalistas do país, Márcio Thomaz Bastos. Foi presidente da OAB/SP entre 1983 e 1985 e do Conselho Federal da OAB (1987/89) antes de virar ministro da Justiça (2003/07) no governo Lula.

Natural de Cruzeiro/SP, deixa a esposa, Maria Leonor de Castro Bastos, uma filha, Marcela, dois netos, Rafaela e Diogo. O velório será realizado na Assembleia Legislativa de SP.

Thomaz Bastos bacharelou-se em Direito pelas Arcadas (Turma de 1958). Assim que se formou, passou a atuar no escritório que abriu na casa de seu pai. Participou de seu primeiro júri, em 1957, ainda na condição de solicitador acadêmico e dedicou-se ao ramo do Direito Criminal.

Foi vereador pelo PSP em Cruzeiro de 1964 a 1969. Na década de 1970, fixou-se na cidade de SP, onde abriu seu próprio escritório de advocacia criminal. Continuou a atuar no Tribunal de Júri e lograr muitas absolvições, o que lhe garantiu notoriedade. Paralelamente à atuação advocatícia, foi representante das entidades de classe dos advogados.

Em 1992, foi um dos redatores do pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor. Em 1996, fundou o IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa. Com a eleição de Lula em outubro de 2002, foi convidado a assumir o Ministério da Justiça. Dentre suas ações como ministro, destaca-se a aprovação Estatuto do Desarmamento, em 2003; e a aprovação da EC 45, conhecida como a Reforma do Poder Judiciário, em 2004. Deixou o governo em 2007.

Atuou na acusação dos assassinos de Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves. Durante o julgamento do mensalão, Bastos defendeu o ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado. Também atuou na defesa do médico Roger Abdelmassih.

Judiciário, por Márcio Thomaz Bastos

Em entrevista concedida em 2011, durante a XXI Conferência Nacional dos Advogados, Márcio Thomaz Bastos falou à TV Migalhas sobre a criação do CNJ e suas funções. "Acredito que o papel dele é um papel de construção do Judiciário moderno. Ele talvez seja a única esperança de nós termos um Poder Judiciário como o que sonhamos e não como o que efetivamente temos."

Velório

O corpo do advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, é velado na ALESP na tarde de hoje. O caixão chegou à Assembleia pouco antes das 15h. Está previsto que o velório seguirá até as 8h desta sexta-feira, 21. Em seguida, seguirá para o Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo, onde será cremado ainda no início da manhã.

Foram ao velório a presidente Dilma, os ministros Aloízio Mercadante e José Eduardo Cardozo, o vice-presidente, Michel Temer, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, José Diogo Bastos Neto, dentre outros.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.