MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Homem acusado de furtar garrafa de uísque é absolvido
Insignificância

Homem acusado de furtar garrafa de uísque é absolvido

Juiz de PE ponderou que "Estado há de preocupar-se, perdendo mais tempo e recursos, em fatos que atraiam mais a proteção do interesse público".

Da Redação

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Atualizado em 27 de fevereiro de 2015 15:43

O juiz de Direito Laiete Jatobá Neto, da 3ª vara Criminal de Recife/PE, absolveu um homem acusado de furtar uma garrafa de uísque. Segundo o magistrado, o fato não foi provado em juízo e, ainda que fosse, seria o caso de aplicação do princípio da insignificância.

Na decisão, Jatobá Neto esclarece que não há nos autos indicação da apreensão, avaliação e restituição do bem, que, supôs, ante a prisão em flagrante, deveria ter sido devolvida ao estabelecimento.

O julgador ainda indicou que não há na denúncia sequer alusão ao valor ou marca do whisky, "ousando acreditar que não era uma garrafa de Dalmore Trinitas, possivelmente o uísque mais caro do mundo".

Desta forma, conforma ponderou, o pequeno valor do objeto, associado às favoráveis condições pessoais do acusado, recomendam a absolvição sumária, pois o Estado estava "envolto em desvendar o furto de uma garrafa de uísque de preço e marca desconhecida" desde 13 de maio de 2012.

"Nossa Senhora de Fátima não merece tanto. O Estado há de preocupar-se, perdendo mais tempo e recursos, em fatos que atraiam mais a proteção do interesse público e os bons olhos da sociedade, como os casos Cerveró, sem trocadilhos, Youssef, mensalão, petrolão, e outros âos, ões e ães." (grifos nossos)

Conclui-se, então, preenchidos os requisitos como a mínima ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação, o reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e a inexpressividade da lesão jurídica, gerando a improcedência da denúncia e a absolvição do réu.

  • Processo: 0031576-43.2012.8.17.0001

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS