MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Obrigação de circular em roupas íntimas no ambiente de trabalho enseja dano moral
Indenização

Obrigação de circular em roupas íntimas no ambiente de trabalho enseja dano moral

TST concluiu que procedimento configura ofensa à dignidade do trabalhador.

Da Redação

quinta-feira, 12 de março de 2015

Atualizado às 08:45

A 6ª turma do TST condenou uma empresa alimentícia a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um ex-funcionário que tinha de se descolar em trajes íntimos durante a troca de uniforme. A obrigação foi considera pelo colegiado como ofensa à dignidade do trabalhador.

O procedimento é conhecido como "barreira sanitária", e objetiva impedir a contaminação dos alimentos. O TRT da 18ª região reformou a condenação de 1º grau, com o entendimento de que as regras de higiene visam proteger a saúde dos consumidores dos produtos e que, ainda que os chuveiros, situados entre um setor e outro do vestiário, não tivessem portas, não havia a obrigatoriedade de banho.

Conduta abusiva

O recurso do trabalhador foi examinado pela ministra Kátia Magalhães Arruda, relatora. Ela afirmou que não se questiona a licitude da barreira sanitária para preservar a higiene e a segurança na produção de alimentos, mas sim a conduta abusiva da empresa ao expor a intimidade dos seus empregados. "O cumprimento das normas pertinentes deve ser compatibilizado com a preservação da dignidade dos trabalhadores."

A magistrada esclareceu que essa matéria foi objeto de nova reflexão na turma em outubro do ano passado, quando o colegiado passou a entender majoritariamente que a "obrigatoriedade de circular em roupas íntimas no ambiente de trabalho implica dano moral".

Fonte: TST

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...