MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CARF é composto por 36 turmas de julgamento
Estrutura

CARF é composto por 36 turmas de julgamento

Cada turma conta com seis conselheiros, sendo três representantes da Fazenda Nacional e três dos contribuintes.

Da Redação

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Atualizado às 07:14

O CARF é formado por três seções de julgamento, as quais são compostas, cada uma, por quatro câmaras, divididas em turmas ordinárias e turmas especiais. Cada turma conta com seis conselheiros, sendo três representantes da Fazenda Nacional e três dos contribuintes. Atualmente há no Conselho, ao todo, 36 turmas julgadoras, perfazendo um total de 216 conselheiros.

À 1ª seção, compete o julgamento de recursos que tratam de questões referentes a Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e Retido na Fonte; de Contribuição Social sobre Lucro Líquido; tributos, empréstimos compulsórios e matéria correlata não incluídos na competência julgadora das demais seções; penalidades pelo descumprimento de obrigações acessórias pelas pessoas jurídicas, relativamente aos tributos de que trata o colegiado.

A 2ª seção julga matérias ligadas a Imposto de Renda de Pessoa Física, Imposto de Renda Retido na Fonte; Imposto Territorial Rural; contribuições previdenciárias; penalidades pelo descumprimento de obrigações acessórias pelas pessoas físicas e jurídicas, relativamente aos tributos de que trata o colegiado.

A 3ª seção, por sua vez, questões referentes a contribuição para o PIS/Pasep e contribuição para o Cofins; contribuição para o Fundo de Investimento Social; Imposto sobre Produtos Industrializados; Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira; Imposto Provisório sobre a Movimentação Financeira; Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro e sobre Operações relativas a Títulos e Valores Mobiliários; Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico; Imposto sobre a Importação; Imposto sobre a Exportação.

Na competência das seções, incluem-se os recursos interpostos em processos administrativos de compensação, ressarcimento, restituição e reembolso, bem como de reconhecimento de isenção ou de imunidade tributária.

A competência das turmas especiais, no caso, é restrita ao julgamento de recursos em processos que envolvam valores reduzidos. Caso haja recurso contra as decisões das câmaras e turmas julgadoras, as Câmaras Superiores de Recursos Fiscais são responsáveis por julgar o recurso especial.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...