MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Atendente será indenizado por ser impedido de trabalhar por cerca de um mês
Dano moral

Atendente será indenizado por ser impedido de trabalhar por cerca de um mês

Ele teve a senha de acesso ao sistema bloqueada, sem que um novo login fosse liberado.

Da Redação

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Atualizado às 09:12

Um ex-empregado de teleatendimento ao cliente da Contax vai ser indenizado em R$ 4 mil a título de danos morais por ser impedido de trabalhar por cerca de um mês. Ele teve a senha de acesso ao sistema, que era essencial para trabalhar, bloqueada. Ao manter a condenação, a 6ª turma do TST considerou que houve violação ao patrimônio moral do trabalhador.

O autor alega que, após um problema técnico, ficou sem acesso ao sistema de atendimento e, apesar de promessa nesse sentido, o problema não foi resolvido. Ele relatou que todo dia chegava ao trabalho, sentava na frente do computador e permanecia lá durante todo o expediente, e passou a ser motivo de chacota entre os colegas. Segundo ele, a empresa o induziu a pedir demissão.

Em sua defesa, a Contax negou a versão do empregado e disse que ele não ficou ocioso. Sustentou que problemas técnicos de bloqueio de acesso são recorrentes e comuns a todos os funcionários do setor.

O pedido de indenização por danos morais foi negado em primeira instância. Mas o TRT da 4ª região, a partir de relato de testemunha, entendeu que o fato de o autor ser impedido de trabalhar enseja a reparação por dano moral. De acordo com o depoimento, o desbloqueio do acesso se normalizava geralmente em, no máximo, uma semana, mas, no caso, se estendeu por muito mais tempo.

Havendo comprovação do ato ilícito praticado pela reclamada, o relator, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, entendeu que deve ser mantida a decisão do Regional. Também considerou que o valor da indenização foi fixado com observância dos princípios da razoabilidade e proporcionalidade.

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA