MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Desembargador do TJ/SP prestes a completar 70 anos consegue suspender aposentadoria
EC 88

Desembargador do TJ/SP prestes a completar 70 anos consegue suspender aposentadoria

Magistrado pede o direito de ter sua aposentadoria compulsória somente aos 75 anos de idade, conforme a EC 88.

Da Redação

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Atualizado às 16:44

O desembargador Pedro Cauby Pires de Araújo, do TJ/SP, conseguiu liminar para suspender a tramitação de requerimento administrativo de aposentadoria. O magistrado ia ser atingido pela compulsória no próximo dia 26, quando completa 70 anos.

A liminar foi referendada pelo Órgão Especial do TJ/SP nesta quarta-feira, 13.

No caso, o desembargador já havia protocolado o requerimento, antes de a EC 88/15 - que aumentou para 75 anos a idade para aposentadoria compulsória - ser aprovada no último dia 7. A fim de garantir sua permanência no cargo, impetrou MS pedindo a suspensão da tramitação. No mérito, solicita que seja conferido o direito de ter sua aposentadoria compulsória somente aos 75 anos de idade, conforme previsto na norma.

Ao deferir o pedido de liminar na terça-feira, 12, o relator, desembargador Roberto Mortari, considerou que não há justificativa plausível para que a garantia prevista na EC seja dispensada somente aos ministros do STF e dos Tribunais Superiores, "em detrimento de todos os demais magistrados".

Para Mortari, ao estabelecer tratamento desigual a membros da magistratura, a norma desrespeitou o princípio constitucional da igualdade. "E a solução que se impõe, diante da violação do primado constitucional da isonomia, é a extensão do direito a todos os magistrados que o reclamarem."

O relator lembrou também que esse entendimento já vem sendo externado em outros Tribunais do país, por exemplo, no de Pernambuco.

A liminar garante a permanência do desembargador Pires de Araújo no cargo até decisão final do MS.

Confira a decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA