MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Patrocínio de processos particulares não impede vínculo entre advogada e escritório
Justiça do Trabalho

Patrocínio de processos particulares não impede vínculo entre advogada e escritório

Causídica trabalhou mediante subordinação, concluiu JT/SP.

Da Redação

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Atualizado às 09:52

A juíza do Trabalho Rosana Fantini, da 8ª vara de Campinas/SP, reconheceu o vínculo de emprego entre advogada em face de escritório de advocacia, condenando a reclamada ao pagamento de diferenças salariais e reflexos, vale refeição, reembolso creche, saldo salarial, aviso prévio indenizado, férias, 13º salário proporcional, FGTS e indenização por danos morais.

A reclamante pretendia a declaração do vínculo de emprego no período de 24/9/13 a 26/3/14, alegando que laborou como advogada plena na área civil. A reclamada sustentou que a autora prestou-lhe serviços autônomos, sem qualquer subordinação ou controle de horário, bem como que atuava em ações particulares.

A juíza deu razão à reclamante, sustentando que a prova oral dos autos leva à conclusão de que a causídica trabalhou mediante subordinação, reportando-se à coordenadora, à paralegal, à revisora e demais superiores hierárquicos existentes no escritório demandado.

Para a magistrada, também restou demonstrado o recebimento de salário fixo e cumprimento de jornada contratual e os critérios da divisão interna dos trabalhos pela reclamada, indicando os clientes a quem deveria patrocinar as causas.

"O fato da reclamante ter continuado com o patrocínio de alguns poucos processos particulares não constitui fato obstativo ao reconhecimento do vínculo, uma vez que a exclusividade não é um dos elementos essenciais do contrato de emprego e ficou evidente o atendimento prioritário ao empregador no período pleiteado."

Assim sendo, a julgadora julgou procedente em parte o pedido da advogada, para reconhecer o vínculo de emprego e a dispensa imotivada. A autora da ação também receberá R$ 3 mil de danos morais tendo em vista o descumprimento das obrigações trabalhistas pela reclamada.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...