MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cunha comunica início do processo de impeachment e cria comissão especial
Impedimento

Cunha comunica início do processo de impeachment e cria comissão especial

Dos 65 deputados, bloco do PMDB terá direito a indicar 25 integrantes; PT, 19 integrantes; e PSDB, 12 integrantes.

Da Redação

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Atualizado às 09:07

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, comunicou em plenário nesta quinta-feira, 3, sua decisão de aceitar o início do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, por suposto crime de responsabilidade contra a lei orçamentária.

Após a leitura, que marca o início do procedimento na Casa Legislativa, o deputado determinou a criação da comissão especial - composta por 65 deputados indicados pelos líderes partidários - que vai analisar a denúncia.

O presidente da Câmara baseou-se em denúncia apresentada pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal. Segundo Cunha, o pedido foi aceito por cumprir requisitos mínimos de autoria e materialidade.

A base material, para o parlamentar, decorre do argumento de que Dilma ofendeu a lei orçamentária, nos anos de 2014 e 2015, ao ter autorizado a abertura de créditos orçamentários, ampliando os gastos públicos, incompatíveis com a obtenção da meta de resultado primário prevista na LDO dos dois anos.

O presidente da Câmara também considerou que implica crime de responsabilidade o fato de Dilma ter contratado operação de crédito irregular - pedaladas fiscais - ao permitir que pagamentos de responsabilidade do governo, referentes a programas nas áreas social, habitacional, rural e econômica, tenham sido assumidos, nos anos de 2014 e 2015, por bancos públicos e pelo FGTS.

Rejeições

O presidente da Câmara, por outro lado, decidiu rejeitar partes da denúncia que pretendiam associar Dilma a fatos relacionados à corrupção na Petrobras e ao suposto lobby do ex-presidente Lula em favor de algumas empreiteiras.

Cunha também não considerou o parecer do TCU que recomenda a reprovação das contas de Dilma no ano de 2014. "A Corte de Contas apenas emitiu parecer prévio, mas cabe ao Congresso Nacional acolhê-lo ou rejeitá-lo."

Comissão especial

A comissão especial destinada a analisar a denúncia contra a presidente Dilma tem prazo para ser formada. A indicação dos deputados representantes dos partidos poderá ser feita até a próxima segunda-feira, 7, às 14h.

O bloco do PMDB, partido do presidente da Câmara, terá direito a indicar 25 integrantes da comissão especial, sendo a maior representação no colegiado. O bloco liderado pelo PT será o segundo maior grupo, com 19 integrantes. Também de oposição, o grupo liderado pelo PSDB terá 12 integrantes no colegiado.

No mesmo dia, segunda-feira, às 18h, haverá uma sessão extraordinária do plenário da Casa para confirmar as indicações dos integrantes da comissão especial. Em seguida, a própria comissão se reunirá para eleger, em votação secreta, um presidente e um relator, a quem caberá o parecer sobre o processo.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA