MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ano Judiciário de 2016 é aberto
Poder Judiciário

Ano Judiciário de 2016 é aberto

STF e STJ retomam trabalhos do plenário e das turmas nesta semana.

Da Redação

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Atualizado às 13:50

Nesta segunda-feira, 1, em sessão solene no STF foi oficialmente aberto o ano Judiciário de 2016.

A cerimônia teve início com execução do hino nacional. Conduzida pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, a solenidade contou com a presença dos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, senador Renan Calheiros e deputado federal Eduardo Cunha, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entre outras autoridades.

Em seu discurso, o ministro Lewandowski lembrou que a solenidade marca, do ponto de vista protocolar, o início dos trabalhos do STF em 2016 e, simbolicamente, formaliza a abertura do ano judiciário em todo o país. "Digo simbolicamente porque, em verdade, o Poder Judiciário jamais suspende as suas atividades: ele se encontra permanentemente alerta, ativo e acessível aos jurisdicionados, dia após dia, mesmo nos finais de semana, sempre pronto para assegurar aos que batem às suas portas a plena fruição dos direitos e das garantias fundamentais abrigados na Constituição e nas leis em vigor."

O ministro apresentou um balanço das atividades do STF e do CNJ em 2015 e listou projetos e ações para o ano que se inicia, salientando que o severo corte orçamentário não abalou a determinação dos juízes brasileiros. "Não obstante o severíssimo e inusitado corte orçamentário que foi imposto ao Poder Judiciário, pela implacável tesoura fiscal brandida em conjunto pelo Executivo e pelo Legislativo, os juízes brasileiros continuam atuantes, coesos e determinados no cumprimento de sua missão constitucional, que tem por fim, em última análise, oferecer aos cidadãos brasileiros uma prestação jurisdicional de qualidade crescente."

O ministro anunciou também que o STF passará integrar a comunidade do PJe. De acordo com ele, a implantação do sistema na Corte se dará já no primeiro trimestre deste ano.

STJ

Também nesta segunda-feira, 1º, uma sessão da Corte Especial marcou o início das atividades no STJ. O ministro Francisco Falcão fez votos de que "Deus continue a proteger e iluminar o Superior Tribunal de Justiça no ano que se inicia". Logo após, assumiu a presidência a ministra Laurita Vaz. Foi referendada pela Corte Especial a licença médica solicitada pela ministra Assussete Magalhães, de 25/1 a 8/2.

Nesta semana, as seis turmas do tribunal retomam os julgamentos, com sessões terça e quinta-feira.


Pauta

No retorno das sessões plenárias, o STF se debruça já na quarta-feira sobre RE que discute a necessidade de medidas para redução dos efeitos do campo eletromagnético de linhas de alta tensão que passam sobre regiões residenciais. O Supremo julgará se a concessionária de serviço público deve observar padrão internacional de segurança. O relator do processo, com repercussão geral reconhecida, é o ministro Toffoli.

Expurgos inflacionários, definição de índices de correção de dívidas e de depósitos judiciais, sentença estrangeira referente ao caso Chevron (Equador) e a falência da Transbrasil são algumas das principais causas a serem julgadas pelo STJ no início deste ano.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...