MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Boletim da Secretaria da Reforma do Judiciário

Boletim da Secretaria da Reforma do Judiciário

Da Redação

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Atualizado às 08:58




Boletim

Leia abaixo o boletim da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

____________

Notas


Justiça ibero-americana

Juristas, acadêmicos e especialistas brasileiros e estrangeiros se reuniram em seminário em Brasília, entre os dias 29 e 31 de março, para trocar experiências sobre a estrutura e funcionamento dos conselhos de Justiça e a gestão do Judiciário em diversos países, como Portugal, Espanha, Argentina e Chile. Durante o seminário, foi apresentado um estudo sobre o tema elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a pedido da Secretaria de Reforma do Judiciário.


Iniciativas bem sucedidas na administração da Justiça brasileira também foram apresentadas durante o evento, além de aspectos relacionados ao papel do Judiciário na América Latina, a organização e competência dos conselhos de Justiça Ibero-americanos e o papel das associações de juízes. O encontro foi realizado pela Secretaria de Reforma do Judiciário, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e o Pnud.

Modernização da Justiça

O Tribunal de Justiça do Maranhão sediou no dia 7 de abril o lançamento da terceira edição do Prêmio Innovare: o Judiciário do Século XXI. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Justiça, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, e tem como objetivo identificar e difundir práticas pioneiras e bem sucedidas que contribuam para a modernização e eficiência da Justiça brasileira. A segunda etapa do lançamento do Innovare será no dia 5 de maio, em Goiânia(GO).


A partir deste ano, a categoria Defensoria Pública também participa do concurso, que premiará ainda experiências de juizes individuais, juizados especiais, tribunais e ministérios públicos. Os critérios para a escolha dos vencedores são eficiência, qualidade, criatividade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização. "Essas boas idéias não só precisam ser identificadas, como também estar disponíveis para serem copiadas", observa o secretário de Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio pelo site www.premioinnovare.com.br.


Legislação


Reforma infraconstitucional é tema de debate em SP

Prioridade do governo federal para combater a morosidade da Justiça brasileira, a reforma infraconstitucional do Poder Judiciário foi tema de debate na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, no dia 3 de abril. Participam da discussão o secretário de Reforma do Judiciário, Pierpaolo Cruz Bottini; o advogado e professor de Direito Processual Civil da USP Flávio Luiz Yarshell; o professor da Escola de Economia da FGV/SP Marcos Fernandes Gonçalves da Silva e o professor do Departamento de Política e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP Rogério Bastos Arantes.


No foco do debate estavam as cinco leis sancionadas recentemente que trarão
mudanças significativas ao processo civil brasileiro, como a instituição da súmula impeditiva de recursos e a reformulação do processo de execução civil, que trará maior rapidez à tramitação de ações de cobrança. Composta por 26 projetos de lei, a reforma infraconstitucional foi encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional em dezembro de 2004, com o objetivo de agilizar a tramitação de processos, racionalizar a sistemática de recursos judiciais e inibir a utilização da Justiça com fins meramente protelatórios.


As propostas foram elaboradas pela Secretaria de Reforma do Judiciário, em
conjunto com o Supremo Tribunal Federal, o Instituto Brasileiro de Direito Processual e entidades de magistrados, promotores e advogados.


Modernização


Juizado Especial Virtual chega ao Ceará


Os habitantes do município de Guaramiranga, a 100 km de Fortaleza, e as comunidades próximas à região de Tancredo Neves, na periferia da capital cearense, já podem dar entrada e acompanhar pela internet o andamento de ações na Justiça Federal. A medida é resultado de acordo firmado entre os ministérios da Justiça (MJ) e das Comunicações e o Conselho da Justiça Federal, para integrar os juizados especiais federais à rede de inclusão digital Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). Para o secretário de Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, a iniciativa, sugerida pelo MJ, é mais um passo importante para levar Justiça às comunidades distantes e carentes, além de trazer mais agilidade e eficiência ao sistema processual brasileiro. "Os postos vão reduzir ainda a chamada demanda reprimida do Judiciário - cidadãos que normalmente não buscam seus direitos na Justiça por residirem distante dos fóruns", explica.


GESAC - O Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão é um programa de inclusão digital do governo federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações, e utiliza ferramentas de tecnologia da informação para promover a inclusão digital em todos os estados brasileiros. Atualmente, está presente em escolas municipais, estaduais,
sindicatos e ONGs de todo o País.


O programa disponibiliza equipamentos e conexão via satélite para comunidades carentes. Com um sinal de alta velocidade e serviços de e-mail, escritório, laboratório virtual, hospedagem de páginas e canal de notícias, comunidades tradicionalmente excluídas das redes de telecomunicações promovem seu desenvolvimento econômico, cultural e pedagógico.

__________

Fonte: Boletim da Secretaria de Reforma do Judiciário - Ano III Nº 15
- 11/4/2006
__________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...