MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ajufe: Permitir prisão após condenação em segunda instância é avanço no processo penal
Julgamento histórico

Ajufe: Permitir prisão após condenação em segunda instância é avanço no processo penal

Associação de juízes afirma que Justiça será fortalecida com a decisão do Supremo.

Da Redação

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Atualizado às 09:54

O presidente da Ajufe - Associação dos Juízes Federais, Antônio César Bochenek, afirmou, em nota, que a decisão do STF de permitir a prisão do réu após a confirmação da condenação em segundo instância, "é de extrema relevância para a sociedade e marca um avanço no processo penal brasileiro".

Bochenek ressaltou ainda que a "medida permite a efetividade da jurisdição criminal", já que recursos, muitas vezes protelatórios, "não terão mais o condão de fomentar a impunidade criminal".

Por 7 votos a 4, o plenário do Supremo alterou nesta quarta-feira, 18, a jurisprudência da Corte, possibilitando a execução da pena após condenação por Tribunal. Antes entendia-se que o condenado só poderia ser preso após o trânsito em julgado da condenação.

Veja a nota:

Nota sobre a decisão do STF que permitirá a prisão após a condenação em 2ª instância

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) afirma que o julgamento do Supremo Tribunal Federal do HC 126292, ao permitir a prisão do réu após a condenação em 2º grau, é de extrema relevância para a sociedade e marca um avanço no processo penal brasileiro, uma vez que recursos por vezes protelatórios não terão mais o condão de fomentar a impunidade criminal.

Mais que isso, a medida permite a efetividade da jurisdição criminal e valoriza a decisão dos magistrados de 1º e 2º graus, que efetivamente participam da instrução probatória criminal. Em última análise, será fortalecida a Justiça Brasileira, em benefício de todos os cidadãos.

Antônio César Bochenek
Presidente da Ajufe

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA