MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. McDonald´s é acusado de irregularidade na concessão de plano de saúde
Justiça do Trabalho

McDonald´s é acusado de irregularidade na concessão de plano de saúde

Segundo Sindicato, empresa promete os benefícios sociais na admissão, mas só libera a utilização pelos trabalhadores após seis meses da contratação.

Da Redação

sábado, 5 de março de 2016

Atualizado em 4 de março de 2016 14:44

O Sinthoresp - Sindicato dos Empregados em Hospedagem e Gastronomia de SP denunciou o McDonald's no Brasil à Justiça do Trabalho por irregularidades na concessão dos planos de saúde e odontológicos de seus empregados. Segundo o sindicato, o McDonald's promete os benefícios nos anúncios de suas vagas de emprego, mas só libera a utilização pelos trabalhadores após seis meses da contratação.

De acordo com o sindicato, apesar da imposição da carência, o trabalhador do McDonald's é obrigado a anuir com o desconto do plano de saúde a partir de sua contratação. Com tal prática, a rede viola a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, pois paga o menor piso salarial - destinado às empresas que concedem o plano de saúde gratuito -, mas desconta mensalmente os valores do benefício de seus empregados.

Na denúncia, o Sinthoresp alerta que, ao deixar de fornecer os benefícios sociais a todos os empregados, a Arcos Dourados, franqueadora do McDonald's, está recolhendo sua parcela destinada à Seguridade Social em valores inferiores aos realmente devidos. Além disso, se a empresa se beneficia da dedução do IR ao contabilizar os valores das assistências médica e odontológica como despesas operacionais, comete crime de sonegação fiscal.

Neste sentido, o sindicato busca a condenação do McDonald's pela prática de delinquência patronal e 'dumping social'. Requer que a empresa restitua os valores descontados para pagamento dos benefícios, acerte diferenças salariais, conforme a norma coletiva, indenize por danos morais e também por danos coletivos, "pela violação reiterada, proposital e inescusável da estrutura do Estado Social da República, dos seus valores e princípios fundamentais, especialmente da valorização social do trabalho e da proteção da dignidade da pessoa humana".

Antecipação de tutela

O juiz do Trabalho Laercio Lopes Da Silva, da 1ª vara de Barueri/SP, concedeu, na última quarta-feira, 2, antecipação de tutela para determinar que a rede de fast food se abstenha de promover descontos aos seus empregados a título de assistência médica e que forneça o plano de saúde desde a admissão de cada empregado, sob pena de multa de R$ 1.000,00 (mil reais) para cada trabalhador indevidamente descontado.

Confira a denúncia do sindicato.

Veja a liminar.

____________________



Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...