MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça Federal susta nomeação do novo ministro da Justiça
DF

Justiça Federal susta nomeação do novo ministro da Justiça

Na quarta-feira, 9, STF vai decidir se nomeação viola os preceitos fundamentais constitucionais da independência do MP.

Da Redação

sexta-feira, 4 de março de 2016

Atualizado às 18:02

Em liminar da tarde desta sexta-feira, 4, a juíza Federal Solange Salgado, da 1ª vara do DF, sustou os efeitos do decreto de nomeação de Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça. WC entrou no lugar do ministro Cardozo, que assumiu a AGU com a saída de Adams.

A ação popular foi proposta por José Mendonça Bezerra Filho para vedar a nomeação antes do necessário desligamento do cargo que ocupa, desde 1991, no MP/BA.

De início, a magistrada destacou a própria competência para julgar o feito, ainda que haja ação no STF (ADPF 388) que versa sobre a matéria, a ser julgada na próxima quarta-feira.

"Em que pese a possibilidade de eventuais decisões inconciliáveis proferidas neste feito e naquele sobredito (ajuizado diretamente no STF e no âmbito do controle concentrado de constitucionalidade), tem-se que a prevenção não tem o condão de modificar a competência absoluta, motivo pelo qual não se vislumbra, em cognição sumária, a possibilidade de declínio de competência para o processamento e julgamento deste feito para o STF, por prevenção à ADPF nº 388, de relatoria do i. Ministro Gilmar Mendes."

"Pureza das atividades"

Quanto ao mérito do pleito, a juíza Solange Salgado destacou que são relevantes razões no sentido de que:

"É vedado o exercício de qualquer outra função pública que não aquela que seus membros almejavam desempenhar ao ingressarem na Instituição, uma vez que, dessa forma, seria melhor preservada a pureza das atividades finalísticas do Parquet (dentre elas, a de fiscal da ordem jurídica), com a vedação do exercício de qualquer outra função pública que não aquela que seus membros almejavam desempenhar ao ingressarem na Instituição".

Na decisão, a juíza lembra que o próprio STF já decidiu, em controle concentrado de constitucionalidade, "que o ato de nomeação/afastamento de um integrante do Parquet para exercer outra função pública viabiliza-se apenas nas hipóteses de ocupação de cargos na administração superior do próprio Ministério Público".

"Decidiu-se, ainda, naquela oportunidade, que os cargos de Ministro, Secretário de Estado ou do Distrito Federal, secretário de Município da Capital ou Chefe de Missão Diplomática não dizem respeito à administração do Ministério Público, ensejando, inclusive, se efetivamente exercidos, indesejável vínculo de subordinação de seus ocupantes com o Executivo."

E, assim, verificando "evidência de ato ilegal e lesivo ao patrimônio público imaterial", concedeu a liminar. Ressaltou a magistrada que a liminar não impede que Wellington César Lima e Silva seja novamente nomeado no cargo de ministro da Justiça se ocorrer o desligamento (por exoneração ou, se for o caso, aposentadoria) do cargo que ocupa.

Competência

A competência da JF de 1ª instância há de ser questionada. Pode até ser competente a JF, mas há dúvida quanto ao cabimento da ação popular contra nomeação de ministro de Estado.

  • Processo: 0013178-74.2016.4.01.3400

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...