MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Laurita Vaz é a nova presidente do STJ; Noronha será corregedor nacional de Justiça
Eleição

Laurita Vaz é a nova presidente do STJ; Noronha será corregedor nacional de Justiça

Pela primeira vez Tribunal será comandado por uma mulher.

Da Redação

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Atualizado às 14:16

O Pleno do STJ, reunido nesta quarta-feira, 1º/6, elegeu a ministra Laurita Vaz como nova presidente da Corte Superior. A vice-presidência será ocupada pelo ministro Humberto Martins e a corregedoria nacional de Justiça será do ministro João Otávio de Noronha. A eleição foi por aclamação.

A eleição para este biênio de 2016/18 teve uma peculiaridade. A tradição no Tribunal é de se obedecer a ordem de antiguidade; assim, com o término do mandato do ministro Falcão, a próxima a assumir deveria ser a ministra Nancy Andrighi, que é a atual corregedora nacional de Justiça.

Deveria, pois há cerca de um mês a ministra Nancy surpreendeu ao informar que, vencido o biênio do CNJ, abdicaria da presidência. O motivo? Quer voltar à jurisdição. De fato, em missiva encaminhada aos colegas, Nancy afirmou que sempre teve "absoluta devoção" e se sente "realizada" na atividade de julgar. Com a desistência da ministra Nancy, a ministra Laurita comandará ao lado do ministro Humberto como vice e tendo Noronha de corregedor.

Ministra Laurita Vaz

Nascida na cidade de Anicuns/GO, Laurita Vaz formou-se em Direito pela Universidade Católica do Estado. É também especialista em Direito Penal e Direito Agrário pela UFGO.

A ministra foi procuradora da República com atuação junto ao STF. Também trabalhou no extinto Tribunal Federal de Recursos e na Justiça Federal e do Trabalho. Foi procuradora regional da República e membro do Conselho Penitenciário do DF como representante do MPF.

Ao pronunciar-se após a eleição, a ministra Laurita fez questão de ressaltar a surpresa diante da desistência de Nancy, dizendo que estava na expectativa de ser corregedora nacional de Justiça, e não presidente. "Com a inesperada mudança de cenário, fiquei com a cabeça tumultuada." Narrou que passou a receber apoio dos colegas para assumir a missão de comandar a Casa, e então decidiu encarar o desafio.

"Empenhei minha palavra de que buscaria uma gestão marcada pelo diálogo, um diálogo aberto, franco e sobretudo leal, com vista a superar as dificuldades que a conjuntura nacional nos impõe. Reafirmo meu compromisso de trabalhar muito em prol deste Superior Tribunal de Justiça, mas contando, sem dúvida, com a colaboração de todos, ministras, ministros e servidores desta Casa. Que Deus nos ajude e nos proteja sempre."

Ministro Humberto Martins

Futuro vice-presidente do STJ, o ministro Humberto nasceu em Maceió/AL. Bacharelou-se em Direito pela UFAL em 1979 e em Administração de Empresas em 1980. Tomou posse na Corte em junho de 2006 e desde dezembro de 2015 dirige a ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Sálvio de Figueiredo Teixeira.

Ao agradecer a confiança dos colegas para ser braço-direito da ministra Laurita, Humberto Martins citou como requisitos de sua gestão a humildade, a prudência e a sabedoria. "Peço a Deus que conduza este Tribunal com muita harmonia, com muita irmandade e sobretudo com muito diálogo. Aqui somos todos iguais."

Ministro João Otávio de Noronha

Primeiro a discursar após a eleição, o ministro Noronha assume a corregedoria nacional da Justiça. Noronha é conhecido por manifestar opiniões polêmicas. Na mais recente, S. Exa. criticou o que chamou de "casta de profissionais que só tem privilégios" ao falar de advogados; diante de acusações do ex-presidente Lula quanto à imparcialidade dos ministros do STJ, João Otávio de Noronha fez discurso exaltado: "Essa Casa não é uma Casa de covardes, é uma Casa de juízes íntegros, que não recebe doação de empreiteiras. Não se alinha a ditaduras da América do Sul, concedendo benefícios a ditadores e amigos políticos que estrangulam as liberdades." No início do ano, Noronha se desentendeu com o ministro Falcão.

O ministro fez questão de falar do ato de Nancy, saudando sua gestão à frente da corregedoria ("não tivemos na gestão de V. Exa. nenhuma pirotecnia midiática a difamar magistrados em pleno exercício da judicatura").

Ao ministro Humberto Martins, teceu elogios como "elegância", "paciência", "humildade" e "conhecimento". "Tenho certeza que será um grande coadjuvante e parceiro da ministra Laurita na administração desta Casa."

E por fim comentou a futura gestão da ministra Laurita:

"V. Exa. talvez seja uma das pessoas mais queridas do Centro-Oeste. É agora a primeira mulher a ocupar a presidência. É uma mulher competente, leal, dedicada e plasmada de uma humildade que faz inveja a todos nós. Sua simplicidade, sua humildade intelectual, sua sinceridade encanta a todos nós. Sempre foi uma amiga fácil na hora difícil. É apaziguadora. Tem uma qualidade que poucos têm: a paciência de sempre ouvir. De ouvir, meditar, refletir e aconselhar. Sua posse traz-nos esperança, sentimento de pacificação e de realização. (...) V.Exa. é a esperança de que possamos transitar por todo este momento, de crise moral, ética e econômica, numa gestão de tranquilidade e o mais importante é que não tenhamos o olhar para o passado, os problemas do passado, as desavenças do passado. Agora é hora de mirar no futuro. De construirmos um grande conceito de reformular a Justiça Federal; de investir na formação dos novos juízes brasileiros; é preciso revolucionar os métodos de solução de conflito; restabelecer os Juizados Especiais, que estão falidos. V. Exa. traz à Corte a esperança de que o elo da amizade dos ministros continue a nos unir."

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...