MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro Barroso celebra três anos de posse no STF
Efeméride

Ministro Barroso celebra três anos de posse no STF

Veja a trajetória do ministro.

Da Redação

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Atualizado às 08:53

"Na vida profissional é preciso ter amor pelo que se faz. É preciso ter ideal."

Luís Roberto Barroso

O próximo domingo, 26, marca os três anos da posse de Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal. Um dos maiores constitucionalistas do país, há anos que o então advogado figurava nas apostas da comunidade jurídica e da mídia para ocupar uma cadeira suprema.

De fato, os mais de 30 anos nas trincheiras da advocacia o tornaram figura certa entre os cotados para a Corte Constitucional.

Com brilhantismo, o professor Barroso - que conquista legião de fãs entre os estudantes do Direito - atuou nas mais destacadas causas recentes da história do país, em importantes processos junto ao STF, como a pesquisa científica com células-tronco (ADIn 3.510), a interrupção da gravidez de feto anencefálico (ADPF 54), a união estável homoafetiva (ADIn 4.277 e ADPF 132), o caso de extradição do italiano Cesare Battisti (Ext 1.085) e do convênio entre a Defensoria Pública de SP e a OAB/SP (ADIn 4.282). Como procurador do Estado do RJ, o constitucionalista também obteve vitória junto ao STF com a suspensão dos efeitos da Lei dos Royalties.

Formação

Graduado pela UERJ (Turma de 1980), Luís Roberto Barroso começou na advocacia em 1981. Tem no currículo o Master of Laws (LL.M) pela Universidade de Yale, EUA, doutor e Livre-Docente pela UERJ, professor Titular de Direito Constitucional de graduação e pós-graduação da UERJ, da Escola da Magistratura do RJ e professor visitante da UnB.

Ex-Conselheiro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana e ex-Membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB, Barroso sempre teve destacada atuação em temas relacionados aos direitos humanos e questões correlatas à dignidade da pessoa humana, em suas mais variadas vertentes.

Nascido na cidade de Vassouras/RJ em 11 de março de 1958, foi o quarto ministro indicado no governo Dilma, para a vaga decorrente da aposentadoria compulsória do ministro Ayres Britto.

Chegada ao STF

À época de sua indicação ao Supremo, em maio de 2013, Luís Roberto Barroso asseverou:

"Recebi muito honrado a indicação da presidenta Dilma Rousseff para o Supremo Tribunal Federal. Fico feliz com a perspectiva de servir ao país e de retribuir o muito que recebi. Aguardo, com serenidade, a próxima etapa, que é a apreciação do meu nome pelo Senado Federal."

E foi o que aconteceu: após a sabatina na CCJ do Senado, uma das mais longas da Comissão, prestigiada por inúmeros amigos, familiares, juízes, procuradores e senadores, o plenário do Senado aprovou o professor Luís Roberto Barroso para o cargo de ministro do STF.

A nomeação ocorreu em 7 de junho de 2013, e a posse em 26 de junho daquele ano. Agora em 2016, Barroso assumiu a presidência da 1ª turma da Corte.

STF

Uma vez na Suprema Corte, o agora ministro Barroso contabiliza, em três anos de Casa, votos primorosos e atuação destacada em casos de grande repercussão nacional. Com um ano no STF, recebeu o tormentoso processo do mensalão (AP 470), tornando-se o novo relator do feito e todas as execuções penais a ele relacionados.

No dia 30 abril de 2015, na véspera do Dia do Trabalho, sagrou-se vencedora a tese do ministro Barroso acerca da validade da adesão a plano de dispensa voluntária mediante renúncia genérica de direitos.

Em uma das maiores crises políticas da história recente do país, Luís Roberto Barroso foi o autor do voto conductore que definiu o rito do impeachment.

Nas causas de forte apelo junto à sociedade, justamente por apresentarem questões extremamente controvertidas, Barroso apresentou, muitas vezes, voto que propõe uma terceira via alternativa, como foi no caso da desaposentação, com julgamento ainda a ser concluído.

Também proferiu dezenas de votos divergentes que terminaram conduzindo a tese fixada. É o caso também, por exemplo, do voto proferido ainda em setembro de 2013, quando a maioria do plenário entendeu cabível os embargos infringentes nas ações penais originárias sob competência do Supremo, a partir do voto divergente do ministro. Ou da decisão do plenário de que servidor nomeado por decisão judicial não tem direito a indenização. De fato, S. Exa. já se manifestou sobre a importância de "buscar soluções e respostas originais, fora da caixa".

_____________

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...