MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Diário de Pernambuco indenizará Ricardo Zarattini por publicação ofensiva
Dano moral

Diário de Pernambuco indenizará Ricardo Zarattini por publicação ofensiva

A decisão por maioria é da 3ª turma do STJ.

Da Redação

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Atualizado às 10:03

A 3ª turma do STJ deu parcial provimento ao recurso do ex-deputado Federal Ricardo Zarattini para ser indenizado por publicação ofensiva em que foi apontado como autor do atentado ao Aeroporto de Guararapes (Recife/PE), na década de 1960. No atentado, morreram o jornalista e secretário do governo Edson Régis de Carvalho e o vice-almirante reformado Nelson Gomes Fernandes, e 14 pessoas ficam feridas.

O jornal publicou entrevista concedida pelo advogado Wandekolk Wanderley em que afirma em determinado trecho: "Depois as investigações chegaram a uma fabriqueta de explosivos no bairro de Afogados, pertencente a Zarattini. De outra parte, um amigo meu que estava no Aeroporto pouco antes da ação criminosa, viu o Zarattini sair apressado da estação de passageiros. Segundos após, o artefato explodiu."

A ação de indenização por danos morais foi julgada procedente, mas o TJ/PE reformou a sentença, julgando improcedente o pedido do autor.

No STJ, o ministro Cueva negou provimento ao recurso especial, tendo sido seguido pelo ministro Noronha, que então integrava a turma. O ministro Sanseverino inaugurou a divergência, dando parcial provimento ao recurso, acompanhado por Bellizze. Impedido o ministro Moura, foi convocado integrante da 4ª turma para o desempate.

Compromisso

O ministro Marco Buzzi proferiu na manhã desta quinta-feira, 22, o voto de desempate em que seguiu a divergência do ministro Sanseverino a favor da condenação do jornal.

Para Buzzi, a liberdade de expressão, por não ser absoluta, encontra algumas limitações ao seu exercício compatível com o regime democrático. São elas: (i) o compromisso ético com a informação verossímil; (ii) o compromisso com direito à honra, imagem e privacidade; e (iii) a vedação de caluniar, difamar ou injuriar a pessoa.

"O veículo de informação não pode descuidar de seu compromisso ético com a informação minimamente verossímil dita por terceiro, sob risco de cair em caráter meramente sensacionalista. A publicação não se preocupou em sequer narrar o fato destacado pelo entrevistado, como se denota do trecho do acórdão recorrido, perquirindo apenas a polêmica, já que sobre o episódio há outras versões."

Concluiu o ministro que o dever de zelo, ainda que mínimo, da propagação de uma notícia não foi observado pelo periódico.

"A entrevista publicada é ofensiva à honra, porque lhe imputa sem qualquer outro fato a prática de ato de terrorismo, do qual inclusive restou inocentado pela Comissão de Anistia. Não se fez uma alusão ou referência a isso."

Marco Buzzi fez questão de ressaltar que direitos constitucionais podem colidir, no entanto a ponderação sobre o descuido da publicação restou expressamente consignado pelo juízo sentenciante.

"A liberdade para o exercício da informação não pode ser elegida à condição de verdadeiro escudo que acoberta a prática de atos irresponsáveis. É plenamente plausível que aquele ofendido formule em juízo pedido de indenização por conduta abusiva."

Assim, acompanhou a divergência para dar parcial provimento ao recurso, reduzindo apenas o quantum indenizatório fixado em 1º grau para R$ 50 mil.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...