MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Defesa de Lula: Parcialidade de Moro deve anular processo do triplex do Guarujá
HC

Defesa de Lula: Parcialidade de Moro deve anular processo do triplex do Guarujá

Advogados do ex-presidente requerem ao TRF da 4ª região anulação do processo.

Da Redação

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Atualizado às 07:56

Os advogados do ex-presidente Lula requereram ao TRF da 4ª região no último dia 26 a anulação do processo referente ao "triplex do Guarujá".

Para a defesa de Lula, a perda da "necessária imparcialidade" do juiz Federal Sérgio Moro levam à nulidade do processo. Em HC no TRF os causídicos sustentam:

"A nulidade do processo em tela, diante da sua condução por juiz parcial é patente mas não foi reconhecida até esta parte no bojo da Exceptio anteriormente manejada. Já a arguição de incompetência foi recusada pelo órgão julgador a despeito de solidamente fundamentada e demonstrada."

O documento de 75 páginas aponta que, por manifestações do juiz Moro e integrantes da força-tarefa da Lava Jato "já se produziam referências artificiais" ao nome de Lula, "deixando claro ser ele, desde o início, o alvo maior eleito pelos persecutores da PF, do MPF e (por que não declarar) de setores do Judiciário".

Como evidências do constrangimento ilegal a que o ex-presidente foi submetido, a defesa elenca:

  • autorização da condução coercitiva sem previsão legal;
  • autorização de busca e apreensão sem observância do CPP;
  • autorização para interceptação telefônica e divulgação do conteúdo, inclusive de conversa captada quando já havia sido interrompida a ordem de grampeamento;
  • antecipação ilegal de juízo de valor quando do recebimento da denúncia;
  • condução parcial de audiências de instrução;
  • participação do juiz Moro em eventos com agentes políticos antagônicos ao ex-presidente;
  • manifestações de caráter político de Moro;

Na peça os advogados citam uma série de notícias como indicativo da parcialidade do juiz, especialmente lançamentos de livros sobre o magistrado e participação em eventos de grandes empresas de mídia, ao lado de personalidades políticas do PSDB e PMDB. Ainda cita o artigo do juiz Moro sobre a operação Mani Pulite, da Itália, de 2004. Por fim, argumentam:

"A continuidade do processo - que já está em andamento e já em fase de audiências de instrução - em tais circunstâncias renova cotidianamente o constrangimento ilegal sofrido pelos Pacientes."

E requerem então ao TRF da 4ª região liminar para suspender o processamento e eventual julgamento da AP (5046512-94.2016.4.04.70000).

Assinam o documento os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins (Teixeira, Martins & Advogados), José Roberto Batochio (José Roberto Batochio Advogados) e Juarez Cirino dos Santos (Juarez Cirino dos Santos & Advogados Associados).

_______________

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA