MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF: Mulher é absolvida de tentativa de furto de desodorante e chiclete
Atipicidade

STF: Mulher é absolvida de tentativa de furto de desodorante e chiclete

Valores dos bens totalizavam R$ 42.

Da Redação

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Atualizado às 17:03

Em decisão por maioria, a 2ª turma do STF concedeu HC para um mulher condenada por tentar furtar dois desodorantes e gomas de mascar de um supermercado. A mulher foi abordada antes de sair do supermercado com os produtos na bolsa.

O relator, ministro Lewandowski, negou o habeas, considerando a existência de registros que apontam oito passagens da impetrante pela Justiça de MG. O ministro revelou "preocupação" com o papel pedagógico das Cortes.

"Vivemos hoje momento de crise econômica muito séria, com 12 milhões de desempregados, e o crime de furto tem aumento exponencialmente. Penso que o Poder Judiciário tem que dar uma resposta adequada, proporcional ao delito. O que me preocupa é o papel pedagógico-didático do Supremo Tribunal Federal nesse momento histórico. Isso que me moveu a ser um pouco mais duro do que seria habitualmente."

O ministro Fachin seguiu o relator, mas o ministro Toffoli inaugurou a divergência. Isso porque, para S. Exa., a situação é excepcional pois se tratou de tentativa de furto em supermercado, "que é de gôndola e tem a fiscalização".

"Este tipo de ação em sistemas que funcionam de gôndola, que a pessoa tem acesso direto, sem intermediário do balcão, tendo a vigilância, penso que nessas hipóteses estamos diante da inexistência de tipicidade porque havia a possibilidade dela ser já no caixa parada e cobrada daqueles valores."

  • Ouça o voto do ministro Toffoli:

Acompanhou a divergência o decano da Corte, ministro Celso de Mello, que afirmou comparar a "mera tentativa de furto simples" de objetos cujos valores são de R$ 42 com o noticiário de "condenações penais já decretadas contra empresários e ex-governantes deste país envolvidos em delitos gravíssimos, de que resultou desvio ou a ilegítima apropriação de centenas de milhões de reais ou, até mesmo, de dólares".

Ponderou o ministro Celso que tentativa de furto foi "sem qualquer violência física ou moral à vitima". "Como falar em reiteração criminosa se não há condenação penal alguma proferida contra o agente? Isso ofende o postulado constitucional da presunção de inocência." Assim, concedeu o HC por ausência de tipicidade material.

Será relator para o acórdão o ministro Toffoli. O defensor público Gustavo de Almeida atuou na causa pela impetrante.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...