MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Massa falida deve comprovar hipossuficiência para ter justiça gratuita
STJ

Massa falida deve comprovar hipossuficiência para ter justiça gratuita

De acordo com STJ, a hipossuficiência não é presumida.

Da Redação

terça-feira, 11 de abril de 2017

Atualizado às 10:29

O benefício da gratuidade pode ser concedido às massas falidas apenas se comprovarem que dele necessitam, pois não se presume a sua hipossuficiência.

Tal foi a decisão da 3ª turma do STJ ao julgar recurso especial consistente em saber se a condição de falida, por si só, é suficiente para a concessão dos benefícios da assistência judiciária gratuita, prevista na lei 1.060/50.

A relatora, ministra Nancy Andrighi, lembrou na decisão precedente da 1ª seção do Tribunal, segundo o qual não é possível presumir a hipossuficiência da massa falida (EREsp 855.020).

Conforme a relatora, entre as turmas que compõem a 2ª seção, que julga Direito privado, identifica-se apenas a posição da 4ª turma no sentido de que "não é presumível a existência de dificuldade financeira da empresa em face de sua insolvabilidade pela decretação da falência para justificar a concessão dos benefícios da justiça gratuita" (AgRg no AREsp 775.579).

"Assim, em prestígio ao posicionamento da 1ª Seção sobre a matéria e acolhendo integralmente as razões de decidir do precedente citado, conclui-se que o benefício da gratuidade pode ser concedido às massas falidas apenas se comprovarem que dele necessitam, pois não se presume a sua hipossuficiência."

No caso dos autos, concluiu Nancy, a recorrente não demonstrou lhe faltarem recursos para arcar com as custas processuais, "razão suficiente para o indeferimento do seu pedido": "A aplicação do direito à espécie pelo TJ/SP está em consonância com a legislação infraconstitucional e deve ser integralmente mantida." O colegiado negou provimento ao recurso de forma unânime.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.