MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Réu só precisa consentir com aditamento à inicial se pedido for após citação
Processual

Réu só precisa consentir com aditamento à inicial se pedido for após citação

Não importa que a contestação tenha sido juntada antes do pronunciamento judicial acerca do aditamento, decide TJ/SP.

Da Redação

domingo, 30 de abril de 2017

Atualizado em 28 de abril de 2017 15:55

Em MS contra decisão de indeferimento do pedido de aditamento à petição inicial, a 38ª câmara de Direito Privado do TJ/SP assentou que o consentimento do réu somente seria necessário caso tivesse sido citado antes do pedido de aditamento, o que não ocorreu.

No caso, o pedido de aditamento em ação revisional foi formulado pela impetrante por petição protocolizada em 19/4/16, ocasião em que o réu ainda não havia sido citado, ato que se concretizou apenas em 9/5/16, com a juntada de aviso de recebimento em 14/5/16.

"Não importa que a contestação tenha sido juntada antes do pronunciamento judicial acerca do aditamento. O que se tem de relevante é que o réu ainda não havia sido citado quando formulado o pedido pelo autor", afirmou o relator, desembargador Francisco Sastre Redondo.

Assim, segundo o relator, a decisão que indeferiu o pedido fere o direito líquido e certo da autora, em evidente negativa de vigência ao artigo 329, inciso I, do CPC. O advogado Carlos Eduardo Alves Ferreira atua na causa pela autora da ação revisional.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA