MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lewandowski suspende eleições para governador no Amazonas
Liminar

Lewandowski suspende eleições para governador no Amazonas

Eleições suplementares estavam marcadas para agosto e foram determinadas após cassação do governador e do vice.

Da Redação

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Atualizado às 10:10

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, deferiu nesta quarta-feira, 28, liminar em ação cautelar para suspender as eleições suplementares para governador do Amazonas que estavam agendadas para o dia 6 de agosto.

A decisão do ministro suspende a execução do acórdão do TSE, que determinou a cassação do político e a realização de novas eleições, até o esgotamento das instâncias ordinárias, ou seja, até a publicação do acórdão de julgamento dos embargos de declaração lá opostos - o que deve acontecer só em agosto, visto que a Corte encerrará as atividades do semestre forense nesta sexta-feira, 30.

Cautelar

A ação cautelar foi proposta pelo vice cassado, José Henrique Oliveira, a fim de suspender o acórdão do TSE que determinou a cassação da chapa de 2014 e consequente realização de novas eleições. O autor afirmou que contra a referida decisão foram opostos embargos, que ainda se encontram pendentes, e que o Código Eleitoral determina que somente serão realizadas novas eleições após o trânsito em julgado da decisão da Justiça Eleitoral.

Ao analisar, Lewandowski deferiu o pleito. Ele observou que, na espécie, o ministro Barroso em seu voto condutor assentou que a execução imediata do julgado estava embasada no Código Eleitoral (art. 257, caput e § 1º), o qual dispõe que os recursos eleitorais não têm efeito suspensivo, e que, portanto, a execução deveria ser imediata. Acolheu, no entanto, argumento do requerente, que aponta que a hipótese é de aplicação do art. 224, § 3º do mesmo Código, que condiciona o cumprimento da decisão ao trânsito em julgado.

Entendendo que a referida norma deveria ser aplicada, deferiu a liminar para suspender a execução do acórdão da Corte especializada até esgotamento das instâncias ordinárias e a publicação do acórdão do julgamento dos embargos lá opostos.

O caso

Em maio, o plenário do TSE cassou os mandatos do então governador, José Melo, e de seu vice, Henrique de Oliveira, após concluir que houve compra de votos pelos políticos nas eleições de 2014.

Na ocasião, acompanhando voto divergente do ministro Barroso, a Corte determinou o imediato afastamento dos cargos, além de estabelecer a realização de novas eleições.

Em MS, o ministro Barroso, relator no TSE, determinou a execução imediata da decisão do plenário da Corte eleitoral, mesmo antes da publicação do acórdão. Então, a chapa cassada interpôs embargos, ainda não julgados, que resultaram na liminar deferida pelo ministro Lewandowski.

Confira a íntegra da decisão e do comunicado ao ministro Gilmar.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...